Precisa de ajuda ?

Como preparar argila preta? Guia de preparo e cuidados!

Como preparar argila preta? Guia de preparo e cuidados!
23 de fevereiro de 2024 34 visualização(s)

Como preparar argila preta? Guia de preparo e cuidados!

Com preparar argila preta, mulher realizando tratamento com argila preta

Os tratamentos cosméticos e de autocuidado com argila preta são, cada vez mais, populares e amplamente adotados. Mas, você sabe como preparar a argila preta?

A argila preta é um produto natural de origem na decomposição de rochas vulcânicas, por este aspecto, também é chamada de lama vulcânica. Por este aspecto, a argila preta é rica em minerais como alumínio, enxofre e sílica.

Neste artigo exclusivo, a Natureza Divina explica como preparar argila preta, quais os seus benefícios, como aplicar no rosto e no corpo e quais cuidados devem ser compreendidos.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Para que serve a argila preta?

Também chamada de lama vulcânica, a argila preta é um produto natural à base de minerais, sendo amplamente utilizado como cosmético e artigo de cuidado pessoal em tratamentos, como:

·   Esfoliação

·   Tonificação

·   Hidratação

A argila preta é naturalmente formada a partir da decomposição de rochas vulcânicas. Estas rochas, devido aos processos geológicos de sua formação, apresentam mineiras que, quando aplicadas sobre a pele, possibilitam diversos benefícios.

Por exemplo, a ação anti-inflamatória no tratamento de doenças de pele, suas propriedades antioxidantes e rejuvenescimento, assim como sua qualidade de produto detox que elimina impurezas da pele.

Mas, como preparar argila preta de modo que todos os seus benefícios sejam aproveitados? Continue no artigo!

Quais os benefícios da argila preta?

Como vimos, a argila preta é um produto natural decorrente do processo de decomposição de rochas vulcânicas. Devido aos minerais presentes na argila preta, seu uso cosmético é amplamente reconhecido.

Por este aspecto, antes de explicarmos como preparar argila preta, é fundamental compreender como esse produto de cuidado pessoal interfere positivamente na saúde da pele e seus benefícios.

Desintoxicação e limpeza profunda da pele

Considerando a capacidade de absorção da argila preta, ela tem a capacidade de remover impurezas, toxinas e excesso de oleosidade da pele.

Por isso, quando aplicada corretamente como parte de um tratamento cosmético, a argila preta demonstra potencial detox e purificador.

Rejuvenescimento e regeneração celular

Revigora a pele humana a partir de sua capacidade natural de combate e controle de inflamações.

Este aspecto se dá devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da argila preta, que são responsáveis pela ação revitalizante e capacidade de antienvelhecimento.

Tratamento de alguns problemas de pele

As propriedades anti-inflamatórias da argila preta auxiliam no controle de doenças relacionadas à pele. Quando associada a outros tratamentos, naturais ou farmacológicos, a argila preta potencializa o processo de cura.

De todo modo, nestes casos, recomenda-se sempre a supervisão e orientação médica.

Equilíbrio da oleosidade

Reduz o excesso de oleosidade na pele, auxiliando, por exemplo, no controle dos cravos. Isso acontece devido à sua capacidade de limpeza da pele da argila preta, prevenindo o acúmulo de óleo e a obstrução dos folículos pilosos, que são as causas dos cravos.

Cuidados capilares

Ao ser corretamente aplicada no couro cabeludo e nos cabelos, a argila preta pode eliminar o excesso de oleosidade e promover o aumento da circulação sanguínea na área.

Este aspecto interfere tanto no aspecto estético quanto na saúde do couro cabeludo.

Relaxamento e bem-estar

Para além dos benefícios relacionados à fisiologia humana, os tratamentos com argila preta também proporcionam momentos de relaxamento e autocuidado. Impacto no bem-estar e na percepção de melhoria da qualidade de vida.

Como preparar argila preta, tratamento e relaxamento com argila preta

Como preparar argila preta?

A preparação da argila preta é um processo simples, contudo, é essencial seguir algumas dicas e recomendações para que todos os benefícios da argila sejam devidamente sentidos.

Convencionalmente, o método de aplicação são as máscaras de argila aplicadas sobre o rosto ou em outras partes do corpo. Vale lembrar que a argila preta, por suas propriedades e recomendações, pode ser aplicada em qualquer tipo de pele.

O primeiro passo é misturar o pó de argila preta em água filtrada. Alguns tratamentos recomendam, ainda, o uso de soro fisiológico. Isto devido à isotonicidade e compatibilidade do soro com o corpo humano.

Portanto, adicione duas a três colheres de sopa de argila preta em água filtrada ou soro fisiológico. A consistência ideal da massa de argila deve ser nem tão aquosa, muito menos muito densa.

Agora que você já sabe como preparar a argila preta para tratamentos cosméticos e de autocuidado, vamos ver como aplicar esse substrato, tanto no rosto quanto em outras partes do corpo.

Como aplicar a argila preta?

Confira a seguir como aplicar a máscara de argila preta no rosto e em outras partes do corpo.

No rosto

O primeiro passo é a preparação do rosto para a aplicação da máscara de argila preta. Portanto, higienize a região com um sabonete também indicado para cuidados com a pele do rosto.

A aplicação recomendada para a área do rosto é de uma camada relativamente espessa de, aproximadamente, meio centímetro.

Após preparada a massa de argila preta e higienizado o rosto, aplique sobre e deixe em repouso de 15 a 25 minutos.

Vale lembrar que o contato prolongado da argila preta com a pele não é recomendado, sobretudo, quando a argila começa a solidificar na face. Para evitar esse processo, se necessário, borrife pequenas quantidades de água, mantendo a máscara de argila úmida.

Após 25 minutos, retire a máscara em água corrente e fria, removendo cuidadosamente a argila do rosto.

Ao final do processo, você pode usar um hidratante de sua preferência.

Aproveite e saiba também quais são os tipos de argila e qual é o melhor para o seu tipo de pele!

No corpo

Para outras regiões do corpo as recomendações são semelhantes:

·   Higienizar a região

·   Aplicar uma camada espessa de 0,5cm de argila

·   Deixar em repouso de 15 a 25

·   Umidificar, caso necessário, não deixando a máscara ressecar

·   Remover a máscara em água corrente e fria

·   Aplicar hidratante de sua preferência sobre a região

Entretanto, vale lembrar que a quantidade de argila necessária pode ser maior. Por exemplo, em tratamento para área como costas, pernas, braços ou tronco.

Por isso, observe se a quantidade de argila adicionada em água ou soro fisiológico é suficiente, tendo em vista o preparo de uma massa não muito aquosa, assim como também não muito rígida ou densa.

Cuidados e contraindicações do uso de argila preta

Apesar de ser um produto natural amplamente usado em tratamentos cosméticos e práticas de autocuidado, algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a algum mineral ou elemento integrante da argila.

Por isso, um dos cuidados deve ser, inicialmente, saber se algum dos compostos presentes no pó de argila pode, eventualmente, desencadear alguma reação alérgica. Nestes casos, é sempre recomendado realizar exames com médico ou médica alergista, assim como contar com a supervisão ou orientação de dermatologista.

Além deste aspecto, é sempre válido reforçar que a qualidade da argila preta é um critério essencial e que deve ser avaliado. Produtos de baixa qualidade tendem, de maneira geral, a não responderem de maneira adequada, apresentando poucos benefícios reais.

A Natureza Divina, especialista em saúde física, mental e espiritual, comercializa a argila preta para máscaras e tratamentos cosméticos, rica em enxofre, alumínio e silício. Minerais que promovem a hidratação, esfoliação e detox completo da pele.

Acesse nosso portal de produtos!

Como preparar argila preta, mulher sorridente realizando tratamento cosmético com argila preta

Conclusão

Neste artigo exclusivo, a Natureza Divina explicou como preparar argila preta para tratamentos cosméticos e de autocuidado, de modo que todos os benefícios reais sejam aproveitados.

A argila preta é um produto natural, decorrente do processo de decomposição de pedras vulcânicas. Estas estruturas mineiras são ricas em elementos como alumínio, enxofre, silício, dentre outros, que atuam de maneira antioxidante e anti-inflamatória na pele.

A Natureza Divina é especialista em produtos naturais destinados à melhoria da qualidade de vida e saúde humana, em seus âmbitos físico, mental e espiritual.

Acesse nosso portal de produtos e explore a argila preta e seus benefícios com a Natureza Divina!

 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados