Precisa de ajuda ?

Óleo essencial de tomilho: benefícios e como utilizar!

Óleo essencial de tomilho: benefícios e como utilizar!
Carregando... 38 visualização(s)

Óleo essencial de tomilho: benefícios e como utilizar!

Óleo essencial de tomilho benefícios, folhas de tomilho

Você sabe quais as características do óleo essencial de tomilho, benefícios e suas aplicabilidades?

 

Este óleo essencial, extraído a partir das folhas da Thymus vulgaris L., é historicamente adotado nos sistemas de cuidado à saúde dos povos da Europa em tratamentos para doenças infecciosas e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

 

Neste artigo, a Natureza Divina explica tudo sobre as características do óleo essencial de tomilho, benefícios, aplicabilidades e recomendações de uso.

 

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é o óleo essencial de tomilho?

Este óleo essencial é extraído da Thymus vulgaris L., uma planta medicinal, aromática e condimentar popularmente conhecida como tomilho, sendo nativa do continente europeu.

 

Suas propriedades medicinais são conhecidas há milênios, sendo empregado em sistema de tratamento e cuidado à saúde nas tradições medicinais da Europa.

 

Atualmente, o óleo de tomilho é processado a partir de métodos modernos de extração por arraste de vapor das folhas, de forma concentrada e apresentando somente ingredientes naturais.

 

Os modos de uso desse óleo essencial são variados, mas concentram-se na prática de aromaterapia e aplicação tópica quando diluído.

 

Mas, quais são os benefícios desse medicamento natural?

Quais os principais benefícios do óleo essencial de tomilho?

Confira a seguir as características do óleo essencial de tomilho, benefícios, impactos positivos à saúde e recomendações!

Ajuda a aliviar o estresse e ansiedade

A inalação dos aromas do óleo essencial de tomilho possibilita à pessoa estados de mais tranquilidade, calma e serenidade. Aspectos que interferem, diretamente, na melhoria de quadros de estresse ou ansiedade.

Possui propriedades antissépticas

Devido às suas propriedades antifúngicas, pesticidas e antibacterianas, o óleo essencial de tomilho é um ótimo antisséptico.

Cicatrizante

Ao colaborar no combate de infecções, por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo essencial de tomilho também possibilita que o processo de cicatrização ocorra de maneira saudável, mais célere e com melhores resultados.

Melhora a saúde da pele

Rico em antioxidantes, o óleo essencial de tomilho contribui para o rejuvenescimento geral da pela, a partir de sua capacidade de realizar o sequestro de radicais livres. Ou seja, contribuindo com a saúde da pele.

Antiespasmódico

Pesquisadores da Universidade de Bologna (Itália), avaliando a composição química do óleo de tomilho, identificaram os benefícios relacionados à atividade espamolíticas. Isto é, a capacidade de reduzir as contrações musculares involuntárias da em órgãos da região abdominal.

Antirreumático

Nos sistemas de cuidado e medicina ancestral, o óleo de tomilho é utilizado para tratar a artrite reumatoide, uma doença inflamatória que atinge diversas inflamações. Por este aspecto, está presente, óleo essencial de tomilho, benefícios antirreumáticos.

Anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias representam, no óleo essencial de tomilho, benefícios nítidos de sua aplicação em casos que demandam o auxílio de medicamentos naturais no combate de inflamações.

Combate bactérias

Em testes laboratoriais com bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, o óleo essencial de tomilho aprensentou resultados satisfatórios na inibição do desenvolvimento das culturas. Além desses estudos, pesquisadores relataram a eficácia contra Candida albicans, Staphylococcus aureus e Eschetichia coli.

Ajuda a fortalecer a imunidade

Como medicamento natural de amplo espectro, o óleo essencial de tomilho possibilita uma melhora geral e fortalecimento do sistema imunológico por fornecer, ao organismo humanos, substâncias e quimiotipos que auxiliam na prevenção e combate de doenças.

 

Óleo essencial de tomilho, mulher em prática de aromaterapia

Como utilizar o óleo essencial de tomilho?

O óleo essencial de tomilho deve ser utilizado em práticas de aromaterapia, contando com a inalação de seus aromas ou, ainda, de maneira tópica quando diluído devidamente.

 

·   Inalação dos aromas e perfumes por meio de difusores

·   Aplicação tópica do óleo diluído

·   Colares difusores

 

Aproveite e leia também sobre o óleo essencial de limão e conheça suas incríveis utilidades e benefícios!

Cuidados importantes ao utilizar o óleo essencial de tomilho

Todo produto natural, independente de sua classe de compostos químicos, pode gerar reações alérgicas em pessoas sensíveis a algum dos bioativos ou substâncias presentes nas formulações.

 

Por isso, um dos cuidados essenciais é saber se você possui alguma sensibilidade alérgica ao óleo essencial de tomilho.

 

Além deste aspecto, vale lembrar que quando aplicado diretamente sobre a pele, este óleo concentrado pode causar irritações. Por isso, recomenda-se sempre a diluição em óleo carreador, como óleo de coco, amêndoas ou outro de sua preferência.

 

Em casos de crise alérgica, ao menor sinal, lave a região da pele com água corrente e, em agravamento, procure um médico.

Onde comprar óleo essencial de tomilho?

A Natureza Divina é especialista em aromaterapia, plantas medicinais e práticas ancestrais de cuidado à saúde. Por isso, desenvolvemos um catálogo exclusivo de produtos 100% naturais e completamente livres de testes em animais.

 

Acesse nosso portal de produtos e explore o poder do óleo essencial de tomilho com a Natureza Divina!

Perguntas frequentes sobre o óleo essencial de tomilho

Confira a seguir as respostas às perguntas mais frequentes sobre o óleo de tomilho, benefícios, cuidados e modos de uso.

Posso tomar o óleo essencial de tomilho?

O consumo do óleo concentrado não é recomendado. Quando ingerido, o óleo pode causar náuseas, vômitos e outros efeitos colaterais decorrentes de sua interação com o organismo humano.

Mulheres grávidas podem usar o óleo essencial de tomilho?

De acordo com estudos conduzidos e publicados no livro Plantas medicinais: guia para profissionais de Saúde de C.A. Newall, L.A Anderson e J.D. Phillipson, não foram detectados níveis de toxicidade ou relatos de problemas durante a gestação ou lactação.

O óleo essencial de tomilho pode ajudar no combate a resfriados?

Sim! Por aumentar a imunidade, o óleo essencial de tomilho representa um forte aliado no combate de resfriados.

O óleo essencial de tomilho pode ser utilizado em crianças?

Apesar dos baixos níveis de toxicidade, ainda assim, em organismos jovens como o de crianças, seu consumo deve ser controlado e reduzido.  Evite, portanto, a exposição prolongada de bebês ou crianças ao óleo concentrado.

Como diluir o óleo essencial de tomilho para uso tópico?

Para o uso do óleo essencial de tomilho é recomendada a diluição, de modo que sejam evitados quadros de irritação na pele. Para tanto, as quantidades podem variar de acordo com a idade da pessoa ou sua sensibilidade.

 

Para adultos, de 1 a 2 gotas para cada 10ml de óleo carreador (óleo de coco, amêndoas, argan, etc.). No caso de crianças e adultos com maior sensibilidade, acrescentar somente meia gota para cada 10ml.

 

Acesse nosso portal de produtos e explore o poder do óleo essencial de tomilho com a Natureza Divina!

 

Óleo essencial de tomilho, pessoa preparando óleos para aromaterapia

Conclusão

Neste artigo exclusivo da Natureza Divina você aprendeu sobre as características do óleo essencial de tomilho, benefícios, recomendações de usos e cuidado desse medicamento natural.

 

Este óleo essencial é utilizado há milênios nos sistemas ancestrais de cuidado à saúde praticados na Europa, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes.

 

Acesse o portal de produtos exclusivos da Natureza Divina e explore todo o poder natural do óleo essencial de tomilho!

 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados