Precisa de ajuda ?

Tipos de argila: descubra qual é a melhor para cuidar da sua pele

tipos de argila
Carregando... 44 visualização(s)

Tipos de argila: descubra qual é a melhor para cuidar da sua pele

 

tipos de argila

A argiloterapia é uma área em ascensão, consiste no uso de tipos de argila para tratamentos extensivos de pele e de cabelos. A ideia é obter os elementos ricos desses componentes para melhorar a saúde do organismo, em diferentes nuances.

É uma ótima opção de cosmético natural. A questão é entender como cada tipo de argila difere entre si, visto que cada cor traz uma propriedade distinta. Assim, as pessoas conseguem usar adequadamente para o objetivo que procuram e obter sucesso em suas estratégias.

Saiba mais sobre essa área de tratamento e sobre o poder do uso de argilas para reforçar a saúde. 

Quais os melhores tipos de argila?

As argilas são conhecidos elementos provenientes de rochas. Trazem uma série de componentes importantes para a saúde humana, por isso, vêm sendo aplicadas em diversos tipos de tratamento.

Elas se diferem por cores e cada cor é um produto com um determinado conjunto distinto de componentes. 

A ação em uso de máscaras faciais ou em tratamentos de cabelo já é reconhecida por muitas pessoas e muitos especialistas. As argilas trazem nutrientes essenciais, como magnésio, silício, cálcio, zinco, manganês, fósforo, ferro, bórico, etc.

melhores tipos de argila

Assim, pode ter uma ação adstringente, antioxidante e rejuvenescedora. Ademais, controla a oleosidade, dentre outros fatores. 

Os benefícios são inúmeros, como veremos com detalhes ao longo do conteúdo. Contudo, é importante estar atento aos tipos de argila para garantir uma compra segura e eficiente.

Como já apontamos, cada tipo serve para uma forma de tratamento, com propriedades muito diferentes. 

Entenda para que serve cada tipo

Entenda melhor os tipos de argila e suas distinções. 

para que serve cada tipo de argila

Argila branca

Nesse tipo, há uma concentração maior do elemento alumínio. Isso faz com que sua ação seja mais voltada a um efeito cicatrizante e rejuvenescedor. É perfeita para lidar com manchas e com marcas de envelhecimento. 

Sua ação contra a oleosidade também é digna de nota. A argila consegue secar a pele sem gerar um ressecamento exacerbado e prejudicial. Por isso, é uma ótima pedida quando se desejam os benefícios que citamos brevemente no último tópico. 

Argila rosa

Se obtém a argila rosa pela mistura entre a branca e a vermelha. O resultado é uma argila com boa quantidade de ferro, que é ideal para suavizar certos tipos de pele, lidar com alergias e garantir um efeito mais expressivo em peles irritadas e sensíveis. 

Em geral, essa argila traz uma mistura da ação da branca e da vermelha. Pode ser usada para tonificar a pele, também. 

Argila marrom

Recomenda-se esse tipo de argila para peles predominantemente oleosas. A argila marrom se destaca por ser revitalizante e por atuar na manutenção de um certo aspecto jovem da pele. Da mesma forma, pode ajudar a tratar espinhas e caspas no cabelo. 

A argila marrom possui titânio, silício e alumínio. É uma argila um tanto complexa e difícil de encontrar na natureza, por ser tão especial e única. 

Argila verde

Essa argila já provou ter um efeito muito bom contra a acne. Ela tem propriedades que agem como bactericida e, também, se destaca como adstringente. Sua composição é rica em elementos importantíssimos nesse tipo de tratamento: óxido de ferro, cálcio, zinco, magnésio, entre outros.

Também tem ação secativa e tonificante. Além disso, protege unhas e pode até ser efetiva contra olheiras. Além do que falamos, tem ação antisséptica e analgésica. 

Argila roxa

Tem um poder conhecido como esfoliante e também costuma deixar a pele mais lisa. Ela é uma mistura da rosa com a marrom. Além disso, possui grandes quantidades de magnésio e silício, o que explica o fato de que ela incentiva a produção de colágeno.

Pode ajudar a eliminar gorduras, tonificar a pele e combater o envelhecimento. 

Argila preta

Dentre os minerais que compõem essa argila, podemos citar alumínio e silício. Tem uma ação importante para iluminar a pele e fechar poros. Além de também agir como anti-inflamatório, desintoxicante e um bom auxiliar no tratamento de rinite.

Sua ação pode ser sentida na pele ou no cabelo. Principalmente se destaca por ajudar no controle da oleosidade. 

É ideal, sobretudo, para lidar com os efeitos do estresse na pele. Portanto, pode ser essencial para retardar o envelhecimento. 

Argila vermelha

Produz colágeno, ajuda na cicatrização, promove limpeza e permite diminuir o envelhecimento precoce da pele. É ideal para o rosto, ajudando a combater as chamadas linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento.

Também pode ajudar na hidratação de células e na oxigenação e possui um efeito calmante muito interessante. 

Argila amarela

Cálcio, cobre, fósforo, enxofre são alguns dos elementos que compõem essa argila. É crucial para o rejuvenescimento do rosto e para tratar determinadas manchas que surgem na pele. Remove resíduos acumulados nos cabelos também.

Tem ação antioxidante, cicatrizante e muito mais. 

Argila cinza

Outra argila muito indicada para lidar com acnes. Combate lesões, reduz gorduras e permite controlar melhor o metabolismo. Além de tudo isso, ainda se destaca por uma ação anti-inflamatória. Possui água, silício e alumínio em sua composição.

Argila para a pele: quais os benefícios?

Vamos comentar, agora, os benefícios dos tipos de argila para a pele. Nesta seção, a ideia é fazer um apanhado geral das principais vantagens.

Um deles é o controle da reprodução celular na pele, o que garante um funcionamento normal e equilibrado do corpo. Também permite iluminar e alisar a pele, tornando-a mais agradável de tocar e bonita.

Outra questão é a remoção de células mortas, a esfoliação. Também se destaca por absorver impurezas e elementos tóxicos que podem prejudicar o corpo. A aplicação diretamente na pele permite atenuar os efeitos de toxinas. 

benefícios argila

É possível eliminar a oleosidade, bem como agir contra bactérias. Além disso, há de se destacar o efeito calmante e suavizante de alguns dos tipos de argila.

Como um cosmético natural, a argila é essencial para combater a falta de resistência e elasticidade do nosso maior órgão do corpo humano. Lida também com o envelhecimento, retardando esse efeito natural e garantindo maior proteção contra o desgaste.

Tem uma ação contra rugas e linhas de expressão, também. Além disso, possui um poder antisséptico muito importante.

As argilas são produtos que ajudam a hidratar a pele, ao mesmo tempo em que combatem a oleosidade. Por isso, são cruciais para um efeito permanente e para otimizar o skincare.

Como saber se o meu produto é 100% puro?

Para saber disso, é preciso contar com sites de confiança nos quais você pode adquirir os produtos. Então, confira a embalagem, cheque a composição e saiba quais são os selos que atestam que aquela argila realmente é pura.

É importante analisar a data de validade, os selos de garantia e os testes que são feitos para garantir a eficácia. 

Vale a pena ter esse cuidado para prevenir coceiras, vermelhidão, ardência e outras reações alérgicas, que variam de leves a mais intensas. Esses produtos falsos podem causar uma irritação que desencadeia exatamente o contrário do que prometem. 

Entendendo isso, você garante que está usando realmente um elemento rico com componentes importantes que trará os benefícios citados. 

Afinal, é importante lembrar: a argila é como uma forma de barro que passa por um processo de purificação. Dessa forma, ficam apenas os elementos mais importantes para o uso como um cosmético. 

Argila no cabelo: benefícios para os fios

Vamos, agora, falar um pouco sobre os benefícios dos tipos de argila para os cabelos. Um deles é a reconstrução capilar, fortalecendo os fios e estimulando o crescimento. 

Também ajuda a combater a não desejada oleosidade no cabelo e gera a desintoxicação.

Outra função positiva é a nutrição capilar. No geral, ajuda a tratar cabelos com problemas e danos, de modo a dar uma nova vida a eles. Também é bom para equilibrar o PH do couro cabeludo.

A argila permite limpar o couro e estimular a circulação sanguínea para um crescimento saudável e natural. Também ajuda na esfoliação do cabelo. 

Outro grande benefício é sua ação contra a temida queda dos cabelos. É um produto para garantir o controle dessa questão e evitar os efeitos do estresse e de doenças. 

Montando sua rotina de Skincare

A argila pode ser usada em uma rotina de skincare para otimizar ainda mais os resultados e garantir hidratação da pele e do cabelo. 

Como vimos aqui, os vários tipos de argila são essenciais para gerar benefícios importantes, por isso, devem ser adotados em uma rotina de cuidado pessoal.

rotina skin care


Vamos entender, nessa seção, como é possível montar essa rotina com o uso dos vários tipos de argila.

Preparando a máscara de argila

É preciso fazer uma pasta de água e argila. Ou pode ser também hidrolato ou soro no lugar da água. 

Adicione a argila na água e mexa bem para obter essa pasta com um certo grau de espessura. O ideal é evitar água demais. 

Pode-se até adicionar uma certa quantidade de óleos essenciais ou até óleos vegetais para combinar e amplificar ainda mais os benefícios. 

Tudo depende, é claro, do objetivo que se busca. É preciso aplicar os óleos que oferecem aquilo que se quer no tratamento. 

Aplicação 

É preciso fazer uma limpeza prévia no rosto, com sabonete ou água. Então, com um pincel adequado, você pode aplicar a argila no rosto e distribuir bem por toda a face.

Em seguida, é preciso esperar por um tempo, que pode ser uns 15 minutos. Depois disso, remova toda argila com água morna e tenha o cuidado de secar o rosto devidamente.

É importante fazer uma limpeza completa, de modo a não deixar nada. Na hora de remover, tenha cuidado com a pele para evitar irritação ou danos à sensibilidade. 

Então, é interessante usar um hidratante no rosto, de modo a complementar a ação da pasta de argila e água. 

Caso a pessoa esqueça a argila no rosto por um tempo longo demais, pode obter irritação e aumento de oleosidade — justamente o que se deseja evitar. Então, tome o máximo de cuidado e cronometre bem esse tempo.

Essa rotina pode ser feita mais de uma vez na semana, especialmente duas vezes a cada sete dias. 

Conheça nossa base de produtos com vários tipos de argila para ajudar no cuidado pessoal!

Conclusão

Como vimos, os tipos de argila podem auxiliar em diversas demandas de tratamentos de pele e de cabelo. É fundamental estar atento a esses produtos e às diferenças entre as argilas de diferentes cores para usar adequadamente de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, vimos que a argila vermelha pode ser boa para cicatrizar feridas e atuar contra o envelhecimento. Também analisamos as propriedades, a composição e os benefícios de outros tipos.

Ademais, é importante reforçar que os tipos de argila atuam na pele e no cabelo. Por isso, devem ser administrados corretamente, com o seguimento de boas práticas, para estimular rejuvenescimento, um cuidado maior com a saúde e proteção contra problemas típicos. 

Vale continuar frisando: sempre certifique-se de adquirir esses produtos em locais confiáveis para evitar ardência, incômodos, reações e sinais de irritação na pele. O site Natureza Divina é uma referência confiável que pode te ajudar nesse sentido. 

 

Previous article:
Next article:
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado