Extrato e Tintura
Encontre extratos e tinturas para aumentar o seu bem-estar, cuidar da saúde no geral e trazer mais sabor para os alimentos!
Qual a diferença entre tintura e extrato?
A concentração da tintura e extratos vegetais é a sua principal diferença. Ambos são produzidos através da extração de determinadas substâncias das plantas, mas enquanto a tintura tem 20% de concentração da planta, o extrato tem 20%.
Para criar a tintura, é necessário extrair os ativos da planta e usar álcool como solvente para obter as propriedades que estão presentes na planta e conseguir mantê-las no líquido produzido.
Já os extratos possuem uma maior quantidade de ativos da planta, é usado em menor quantidade, pois tem efeito mais potente que o das tinturas. Outra diferença, é que para extrair os ativos e criar o extrato vegetal, é geralmente usado glicerina bidestilada com um pouco de álcool de cereais.
Para que serve tintura?
As tinturas vegetais, devido às propriedades concentradas das plantas que contêm, podem ser usadas de diversas formas.
Você poderá usar a tintura no tratamento da imunidade, de problemas relacionados ao sono e digestivos, estresse, resfriados. Além disso, ela pode ser utilizada para suplementação nutricional, em produtos de higiene e beleza (cuidados com a pele e cabelo).
Algumas tinturas de plantas podem ser aplicadas na pele para amenizar irritações, inflamações, dores musculares e outras condições dérmicas. Também servem para adicionar sabores específicos em algumas comidas e aromatizar bebidas, dando um toque especial.
Para que serve extrato?
Os extratos vegetais são um produto bastante versátil. Por serem fontes concentradas de compostos benéficos das plantas, podem ser usados nas mais variadas aplicações.
Na medicina alternativa, os extratos de plantas servem para tratar dores de cabeça e problemas digestivos, inflamações e desequilíbrios hormonais.
Alguns extratos são usados em produtos de beleza e cuidados com a pele por conta das suas propriedades antioxidantes, hidratantes e regenerativas, ajudando a melhorar a saúde da pele e dos cabelos.
Outros adicionam sabores específicos a alimentos e bebidas, agindo como aromatizantes naturais. Também podem atuar na conservação de alimentos, devido à sua ação antimicrobiana e antioxidante.
Na indústria farmacêutica, os extratos são utilizados como ingredientes ativos em formulações para a produção de medicamentos e suplementos, devido às propriedades terapêuticas dos compostos que estão presentes neles.
Existem contraindicações para tinturas e extratos?
Mesmo possuindo ativos naturais, as tinturas e extratos vegetais têm contraindicações e podem causar efeitos colaterais adversos, quando são usados em excesso ou sem considerar as particularidades que as substâncias componentes de cada um deles possuem.
Os extratos e tinturas de plantas podem causar reações alérgicas por conta dos ativos presentes neles, além de serem prejudiciais a pessoas com determinados problemas de saúde, como hepáticos, renais e cardíacos, quando usados sem orientação.
Quais os benefícios dos extratos e tinturas?
As tinturas e extratos vegetais oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde, devido à sua concentração de compostos bioativos das plantas.
Ambos são valiosos, as suas propriedades terapêuticas podem aliviar condições de saúde, que envolvam problemas digestivos, inflamações, algumas e também provocam melhorias no sistema imunológico.
Eles são uma alternativa para cuidar da pele e dos cabelos de maneira mais natural, e trazem mais sabor para uma ampla gama de alimentos.
Aqui na Natureza Divina você encontra extratos e tinturas vegetais de qualidade, somos uma loja especializada em produtos naturais, aromaterapia, plantas sagradas e ervas medicinais, referência em todo o Brasil!
Leia Menos