Precisa de ajuda ?

Chaliponga Efeitos: o que você precisa saber sobre essa planta

Chaliponga Efeitos: o que você precisa saber sobre essa planta
Carregando... 151 visualização(s)

Chaliponga Efeitos: o que você precisa saber sobre essa planta

Chaliponga efeitos, vista da floresta amazônica

 

Você sabe o que é Chaliponga, efeitos que possibilita e qual a relação entre essa planta de poder e os rituais xamânicos dos povos da Amazônia?

 

A Chaliponga é uma das plantas que compõem a infusão e preparação da ayahuasca, uma bebida utilizada pelos povos ameríndios há séculos em rituais de devoção e expressão de cosmovisão e cosmogonias.

 

Neste artigo exclusivo e completo, a Natureza Divina explica tudo sobre essa planta amazônica de poder, suas propriedades e substâncias bioativas, seus efeitos físicos e psicológicos.

 

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é a Chaliponga e quais são os seus ativos?

A Chaliponga (Diplopterys cabrerana) é uma planta nativa da floresta amazônica, sendo comum sua utilização em rituais xamã por grupos e povos originários do Brasil, Peru, Colômbia e Equador.

 

De crescimento natural, a Chaliponga é uma trepadeira que possui, em suas folhas e caules, altas concentrações de triptaminas. Estas substâncias psicoativas, também produzidas pelo próprio organismo humano, possibilitam um conjunto de experiências sensoriais diversas.

 

Sua utilização mais recorrente está associada à preparação do chá popularmente conhecido como ayahuasca, uma infusão mista classificada pela etnomedicina como poção à base de 20 ou mais plantas de poder.

 

Em sua composição química encontra-se a 5-Methoxy-N, N-dimethyltryptamine (5-MeO-DMT) e N, N-Dimethyl-5-hydroxytryptamine. Princípios bioativos que interagem com o organismo humano, desencadeando experiências tanto físicas quanto psicológicas.

 

Nas culturas ameríndias, a Chaliponga é considerada uma planta sagrada, integrando toda a cosmogonia e cosmovisão de vários povos. Por este aspecto, a função ritualística e religiosa define a Chaliponga, seus efeitos e propriedades como de âmbito sagrado, natural e divino.

Chaliponga e seus principais efeitos

A Chaliponga é uma planta de poder utilizada há séculos por sociedades ameríndias em rituais que expressam o entendimento de mundo dos povos amazônicos, as entidades e seres da floresta e todas as histórias à volta da relação ser-humano e natureza.

 

Esta relação é potencializada devido aos efeitos psicoativos sobre a mente e corpo daqueles que a consomem de maneira xamânica. Estas alterações e ampliações da consciência podem ser tanto físicas quanto psicológicas.

 

Confira a seguir a explicação dos efeitos possíveis da Chaliponga no corpo humano.

 
Efeitos físicos

Sob o aspecto físico, os efeitos da Chaliponga podem variar conforme a quantidade consumida, assim como a sensibilidade da pessoa às substâncias e princípios bioativos presentes nas folhas e caules desta planta de poder.

 

Alguns os efeitos da Chaliponga no corpo humano mais comuns são:

 

·      Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial

·      Dilatação das pupilas

·      Náusea, vômito e diarreia

·      Sudorese, tremores e calafrios

·      Sensação de leveza, relaxamento e bem-estar

·      Alteração da percepção sensorial, como cores mais vivas, sons mais nítidos e sensibilidade ao toque

 

Efeitos psicológicos

A percepção humana da realidade pode ser entendida como o resultado de vários estímulos processados e interpretados. Quando ocorre uma ampliação dessa capacidade, é comum a ocorrência de efeitos de natureza psicológica.

 

A alteração da percepção, por meio do uso ritualístico da Chaliponga, desencadeia no corpo humano a liberação e metabolização de diversas substâncias que, em conjunto, possibilitam experiências transcendentais e de ampliação da compreensão da realidade.

 

Por isso, as culturas ameríndias se valem, há séculos, da Chaliponga como instrumento de conexão com entidades, seres e representações da natureza. Vale lembrar que este processo se insere em um largo e complexo sistemas de valores culturais e simbólicos que definem as práticas religiosas e de devoção.

 

Alguns dos efeitos da Chaliponga na psique são:

 

·      Euforia, alegria e gratidão

·      Medo e angústia

·      Confusão, desorientação e perda de noção de tempo e espaço

·      Introspecção, reflexão e autoconhecimento

·      Memórias e sonhos

·      Visões, alucinações e ilusões

·      Contato com entidades, espíritos e seres de outras dimensões

·      Transcendência, dissolução do ego e unidade com o todo

·      Insights, revelações e mensagens

 

 Chaliponga efeitos, grupo de pessoas de origem ameríndia

Como a Chaliponga é consumida e qual a sua relação com a Ayahuasca?

Como vimos anteriormente, a Chaliponga é uma planta de poder utilizada na preparação da ayahuasca, uma infusão ritualística à base de diversas plantas, tradicionalmente consumida em momentos de conexão com a cosmogonia dos povos amazônicos.

 

Desse modo, seu modo de preparação e consumo xamânico é realizado com a preparação de um chá e consequente extração das substâncias bioativas das plantas. Esse preparo segue os princípios das religiões sagradas da Amazônia e depende de processos como:

 

·      Mistura de 2 ou mais plantas sagradas conforme a prática local

·      Infusão prolongada da mistura em água

·      Processos de fervura, resfriamento e nova fervura da água

·      Decantação, filtragem e separação do líquido resfriado

·      Consumo ritualístico

 

Ou seja, a ayahuasca é tanto o procedimento, o momento, a cosmovisão e o produto feito com plantas diversas, sendo uma delas a Chaliponga.

 

Quando não se deve consumir Chaliponga?

A metabolização de qualquer substância pode gerar benefício ou ser danosa ao corpo humano. Por isso, a etnomedicina e outros campos da saúde estudam e classificam o tipo de bioativo metabolizado e seus resultados no organismo.

 

O consumo da Chaliponga deve ser evitado quando há sensibilidade a um ou outro componente químico, causando danos à saúde humana. Do mesmo modo, é interessante ressaltar os impactos na psique e mente humana.

 

Indivíduos com tendência ao desenvolvimento de quadros psicóticos devem evitar o consumo da substância. Isto devido ao potencial de alteração da realidade e sua relação com a ocorrência de episódios de alucinação ou delírio.

 

Por outro lado, o uso consciente e responsável da Chaliponga permite ao indivíduo a experiência de autoconhecimento, da vivência mística e da conexão divina a partir da ampliação das faculdades humanas de percepção da realidade.

 

Onde comprar Chaliponga?

As folhas da Chaliponga são comercializadas, podendo ser adquiridas e utilizadas em rituais e práticas devocionais da Amazônia. A Natureza Divina, especialista em plantas de poder e ervas medicinais, conta com um catálogo exclusivo de produtos naturais utilizados em rituais xamânicos.

 

Acesse nosso portal e explore todo o poder da Chaliponga com a Natureza Divina!

 

Chaliponga efeitos, vista de um rio na Amazônia

Conclusão

Neste artigo exclusivo e completo da Natureza Divina você aprendeu sobre a Chaliponga, efeitos, características e compreensão etnomédica e antropológica de uma planta de poder utilizada em rituais de povos ameríndios.

 

Esta planta, nativa da região amazônica, apresenta alta concentração de triptaminas em seu caule e folhas. Quando preparada em infusão, sobretudo na ayahuasca, a Chaliponga provoca a ampliação da percepção humana.

 

A Natureza Divina compreende a saúde humana de maneira integrativa: física, mental e espiritual. Por isso, somos especialistas em plantas de poder e ervas medicinais, oferecendo somente os melhores produtos aos nossos clientes.

 

Acesse nosso portal de produtos e explore o poder da Amazônia e seus saberes originários com a Natureza Divina!

 

Previous article:
Next article:
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado