Precisa de ajuda ?

Para que serve o chá de canela de velho? Guia completo!

Para que serve o chá de canela de velho? Guia completo!
Carregando... 12 visualização(s)

Para que serve o chá de canela de velho? Guia completo!

Para que serve chá de canela-de-velho, mulher tomando chá

A canela-de-velho (Miconia albicans) é uma planta nativa do cerrado brasileiro que apresenta bioativos importantes à saúde humana, podendo ser consumida como infusão. Mas, você sabe para que serve o chá de canela-de-velho?

 

Rica em flavonoides e demais metabólitos secundários, a canela-de-velho é uma potente aliada no combate às doenças inflamatórias, ao melhoramento da qualidade de vida e bem-estar.

 

Neste guia completo a Natureza Divina explica tudo sobre esta planta, ensinando para que ser o chá de canela-de-velho, quais os seus benefícios, como consumir e prepará-lo.

 

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é a Canela-de-velho (Miconia albicans)?

A canela-de-velho, também conhecida popularmente como maria-branca, folha-branca, é uma planta nativa do cerrado brasileiro, de característica arbustiva e pertencente à família Melastomataceae.

 

Classificada com o nome científico de Miconia albicans, esta planta apresenta um conjunto de benefícios à saúde humana que abarcam desde a sua potente ação anti-inflamatória e antioxidante, até a analgésica.

 

Por este aspecto, é amplamente adotada nos sistemas de cuidado à saúde, baseados na sabedoria popular e ancestral, como um medicamento natural no tratamento de doenças como artrite, artrose, entre outras.

Como consumir a canela-de-velho?

O consumo deste chá pode ser realizado de maneira simples e prática. Pode ser realizado a partir da preparação de infusões com as folhas e caules da Miconia albicans, assim como em cápsulas.

 

Além do uso em modo natural de chá ou cápsulas com extrato, a Miconia albicans pode, também, ser manipulada em pomada aplicada localmente.

 

Se, por um lado, a pomada atua localmente, o chá de canela-de-velho tem a capacidade de atuação sistêmica, abarcando todo o organismo humano e, consequentemente, beneficiando de maneira integrada a saúde.

Para que serve o chá de canela-de-velho?

Nos sistemas de cuidado à saúde e tratamento, de origem na sabedoria popular, os usos terapêuticos deste chá são variados. Por exemplo, em problemas digestivos ou tratamentos de doenças inflamatórias como artrite ou artrose.

 

Preparado a partir da infusão de suas folhas e caule, é comum a compreensão de para que serve o chá de canela-de-velho como um potente medicamento natural.

Quais são os benefícios do chá de canela-de-velho?

Além de saber para que serve o chá de canela-de-velho é fundamental, também, compreender todos os benefícios e vantagens à saúde que esse medicamento natural possui.

 
Confira a seguir o detalhamento e saiba quais são os benefícios do chá de canela-de-velho!

 
Alívio de dores articulares

Um dos sintomas comuns de doenças inflamatórias em articulações são as dores. Tradicionalmente, a canela-de-velho é utilizada como medicamento natural e recurso terapêutico no combate de doenças como:

 

·   Reumatismo

·   Artrose

·   Artrite

 

A etnofarmacologia atual já comprovou, por meio de estudos científicos, as propriedades da canela-de-velho que possibilitam o alívio de dores articulares, por exemplo, os flavonoides do tipo flavona.

Propriedades anti-inflamatórias

A canela-de-velho é rica em flavonoides, especificamente, a 3,5,7,3’-4’- pentahidroxiflavona.

 

Estes bioativos são responsáveis pela proteção da planta contra a ação de vírus, fungos, bactérias e insetos. Para a fisiologia humana, são fortes aliados no tratamento de doenças inflamatórias.

 

Por este aspecto, o consumo do chá de canela-de-velho é reconhecido nos sistemas de tratamento e cuidado em saúde tradicional como medicamentos naturais com propriedades anti-inflamatórias.

 

Para que serve chá de canela-de-velho, xícara de chá

 

Potencial antioxidante

O potencial antioxidante da canela-de-velho se dá pela presença de flavonóis glicosados e antocianina, substância com características antimicrobianas, antitumoral, analgésica, além de antibacteriana e antioxidante.

 

Em estudo recente, conduzido na Universidade Federal de Campina Grande, a ação antioxidante da canela-de-velho foi definida como a capacidade de sequestro de radicais livres, por meio da redução do radical DPPH em hidrazina.

Benefícios digestivos

O chá de canela-de-velho é reconhecidamente um tônico digestivo, auxiliando no alívio e tratamento complementar de doenças estomacais e intestinais, como refluxo, gastrite, azia ou diarr

Como preparar o chá de canela-de-velho?

O preparo do chá de canela-de-velho é semelhante às demais receitas de chá. Basicamente, a infusão. A proporção recomendada é de 10 a 15 gramas de folhas secas para cada xícara de chá.

 

No caso do extrato, pode-se considerar 1 colher de sopa como equivalente à quantidade de folhas no preparo da infusão.

 

Portanto:

·   Ferva a quantidade de água determinada, tendo em vista a proporção

·   Retire do fogo e adicione as folhas secas

·   Deixe repousar por 10 minutos ou até a temperatura de sua preferência

Informações importantes sobre o consumo de canela-de-velho

Todo medicamento natural deve ser consumido de maneira consciente e regulada, evitando-se exageros ou dosagem expressivamente altas da canela-de-velho.

 

Apesar da Miconia albicans ser reconhecida por suas propriedades altamente benéficas, alguns estudos em etnofarmacologia apontaram níveis de citotoxicidade tanto in vitro quanto in vivo. Isto é, em estudos em laboratório e aqueles em organismos vivos.

Quem não pode tomar o chá de canela-de-velho?

O consumo não regulado ou incondicional da canela-de-velho pode estimular a ocorrência de lesão hepática. Por isso, indivíduos com insuficiência renal ou hepática devem evitar o consumo, dado os possíveis efeitos colaterais.

Onde comprar canela-de-velho?

A Natureza Divina é especialista em ervas e plantas medicinais, sagradas e sistemas de cuidado baseados na sabedoria ancestral.

 

Acreditamos que a saúde humana deve ser encarada como um sistema integrado entre corpo físico, mental e espiritual, proporcionando o melhoramento da qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

 

Por isso, desenvolvemos um catálogo exclusivo de produtos, oferecendo aos nossos clientes todo o poder da natureza.

 

Acesse nosso portal e explore a riqueza e benefício da canela-de-velho com a Natureza Divina!

 

Para que serve chá de canela-de-velho, mulher sintindo-se confortável tomando chá

Conclusão

Neste Guia Completo, você aprendeu sobre os benefícios, características e para que serve o chá de canela-de-velho, um potente remédio natural utilizado no combate de doenças inflamatórias.

 

Esta planta, nativa do cerrado brasileiro, há séculos é empregada na medicina natural como um potente recurso terapêutico. Entretanto, a etnofarmacologia moderna também já identificou os bioativos responsáveis por estes benefícios à saúde.

 

A Natureza Divina acredita na saúde humana como um sistema integrado entre corpo físico, mental e espiritual. Por isso, somos especialistas em ervas medicinais, plantas terapêuticas e de poder.

 

Acesse nosso portal exclusivo e explore todo o poder da canela-de-velho com a Natureza Divina!

 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado