Lúpulo - (Humulus lupulus L.)
Auxilia no tratamento de agitação, ansiedade, taquicardia e perturbações do sono; atua como antiespasmódico nos casos de cólicas menstruais; antiúlcera; alivia as dores de cabeça, de dentes, de estômago, ouvido e outras dores comuns; ajuda a combater diarreias e tosses causadas pelos nervos; ameniza o desejo sexual excessivo, em especial nos homens.
O lúpulo (Humulus lupulus) pertence a um gênero da família cannabinaceae. É um herbáceo perene, volúvel, vivaz, originário da Europa, e mais conhecido como o principal ingrediente da cerveja. Tem uma história longa e comprovada de uso como erva, sobretudo devido aos seus efeitos sedativos em nível de corpo e mente.
As flores de lúpulo são muito usadas para encher almofadas, onde o peso da cabeça soltará os óleos voláteis.
Contém lupulina: um pó resinoso com efeitos relaxantes.
Encontre mais Ervas Medicinais como essa, aqui, na Natureza Divina!
Propriedades:
O lúpulo possui propriedades anafrodisíaco, anódino, antibacteriano, antisséptico, diurético, febrífugo, fitoestrogênio, emenagogo, galactagogo, hipnótico, laxante, calmante, relaxante muscular, tônico amargo, antiespasmódico e sonífero.
Benefícios e indicações de uso:
Auxilia no tratamento de agitação, ansiedade, taquicardia e perturbações do sono;
Atua como antiespasmódico nos casos de cólicas menstruais;
Antiúlcera;
Alivia as dores de cabeça, de dentes, de estômago, ouvido e outras dores comuns;
Ajuda a combater diarreias e tosses causadas pelos nervos;
Ameniza o desejo sexual excessivo, em especial nos homens;
Auxilia na eliminação das toxinas do organismo;
Também é tradicionalmente usado para tratar vários outros casos, tais como: anorexia, caspa, cistos, disenteria, dismenorreia, doença de Crohn, erupção cutânea, feridas, gases intestinais (flatulência), histeria, impurezas no sangue, nevralgia, indigestão, inquietude, irritação intestinal, tumores, tuberculose e lepra.
Uso:
Pode ser extraído para fazer álcool ou embebido em água. Por isso colocas 5-10 gramas dos frutos secos numa xícara de água a ferver e deixe descansar por 15 minutos.
Efeitos colaterais e contraindicações:
Quando consumido em excesso, o lúpulo causa efeitos colaterais como sonolência e diminuição da libido. O lúpulo é contraindicado para gestantes, lactantes e pacientes com diabetes.