Precisa de ajuda ?

Chá de Mulungu: conheça as propriedades e os benefícios dessa planta medicinal!

Chá de Mulungu
Carregando... 1283 visualização(s)

Chá de Mulungu: conheça as propriedades e os benefícios dessa planta medicinal!

O mulungu, também conhecido formalmente como Erythrina Mulungu, é uma das plantas medicinais mais importantes e relevantes na aplicação para tratamentos de saúde. É muito comentada no Brasil, principalmente por ser encontrada aqui. 


A planta é assunto de discussões de pessoas em diversos espaços, inclusive em centros acadêmicos de pesquisa.


O chá de mulungu, que é feito a partir dessa erva, tem propriedades calmantes, analgésicas e sedativas muito interessantes para lidar com os quadros comuns de estresse e ansiedade no mundo moderno. 

Assim, em uma sociedade marcada por esses problemas, o chá pode ser um auxiliar poderoso.

É importante estar atento às características e entender muito bem a planta para explorar seus benefícios. Saiba mais.

O que é o chá de mulungu?


O chá de mulungu é um chá extraído da planta medicinal mulungu, da família das Fabaceae. 

Seus nomes variam bastante a depender da região do Brasil: árvore-de-coral, capitão-do-mato, canivete, etc. É composto por alcaloides, flavonoides e outros componentes importantes. 

É muito encontrada em regiões do nosso continente, especialmente na América do Sul. Por isso, é tão conhecida no Brasil. Seu uso como medicina se destaca por várias civilizações, desde os povos indígenas.

Tem uma importante ação no campo de tratamentos psicológicos e de saúde do corpo. Por isso, quando usado em quantidades corretas, o chá pode ser realmente benéfico. Por conta disso, é até recomendado por médicos.

Aproveite para adquirir o seu chá de mulungu e obter os benefícios positivos dessa planta medicinal!

Para que serve o chá de mulungu?

Serve para lidar com questões de saúde e de tratamentos de transtornos mentais. Apresenta propriedades calmantes, analgésicas, anti-inflamatórias, hipotensivas, antitermicas, etc.

Dessa forma, esse chá tem sido estudado como um complemento para a ação de soluções medicinais para tratamentos contra ansiedade, por exemplo. 

O chá se destaca por apresentar um efeito menos viciante e menos efeitos colaterais que muitos remédios mais fortes.

Essa revisão bibliográfica, por exemplo, analisa diversos estudos que debruçam sobre o assunto. Assim, concluiu-se que essa planta é ideal para tratamentos leves e moderados de ansiedade.

Como age o mulungu?

O mulungu age principalmente no sistema nervoso, lidando com os transtornos mentais e proporcionando um senso de bem-estar e tranquilidade. 

Chá de mulungu: benefícios

Veremos agora as principais aplicações do chá extraído dessa planta e seus benefícios.

Tratar estresse e ansiedade

Como já pontuamos, o chá de mulungu é essencial para lidar com transtornos e alterações de ansiedade, bem como quadros relacionados, como a depressão. 

Por sua propriedade calmante, é crucial para desacelerar pensamentos e trazer maior relaxamento muscular e mental, com diminuição da pressão sobre as pessoas.

Ele é um auxílio, também, para amenizar condições relacionadas, como ataques de pânico, estresse pós-traumático, agitação, etc.

Conheça também a kanna (Sceletium Tortuosum), um ótimo remédio natural para aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Tratar e combater insônia

A bebida, ainda, tem um efeito positivo contra a insônia e a dificuldade de ter um sono de qualidade. Justamente por agir no relaxamento e na sensação de tranquilidade, pode deixar as pessoas mais sonolentas e suscetíveis a uma noite de maior qualidade.

Aliviar inflamações e dores

Além disso, alguns estudos sugerem que o chá também apresenta significativas características analgésicas. Pode aliviar dores constantes e ajudar na gestão dessas dores.

Ação anticonvulsivante: grande ajuda nas crises epilépticas
Para casos de pessoas que não respondem a medicamentos típicos que são usados contra a epilepsia, o chá extraído da planta mulungu pode ser um complemento útil. 

Estudos recentes já constataram a diminuição no número de convulsões em ratos, por exemplo, depois da administração dessa planta.

Ajudar no aprendizado

Outra propriedade interessante é a capacidade de melhorar o aprendizado, melhorar a ação da memória e a concentração. Ou seja, além das características analgésicas e calmantes, o chá é útil também para otimizar a capacidade intelectual.

Regulação da pressão arterial

Outra ação importante de se destacar é a regulação da pressão arterial. O chá é usado para abaixar a tensão e diminuir a pressão arterial em pacientes hipertensos, o que ajuda a evitar uma série de outros problemas de saúde. 

A bebida medicinal permite um relaxamento dos órgãos para controlar o ritmo cardíaco, possibilitando que o corpo funcione de forma mais consistente e saudável. Essa questão está associada com seu efeito calmante e tranquilizante. 

Protege o fígado

Há, também, relatos de que o chá extraído de mulungu também pode ser útil na proteção do fígado e no combate a doenças hepáticas típicas. 

Ajuda o sistema urinário

O mulungu, além de tudo, atua em situações de infecção urinária e insuficiência urinária. 

Alivia e combate as cólicas menstruais

Outro benefício conhecido é na melhoria de cólicas, com alívio de inchaço, também. 

Auxilia e combate sintomas de doenças respiratórias

Por conta de sua ação anti-inflamatória, o chá também ajuda em casos de doenças respiratórias, como a bronquite. Além disso, pode ser crucial no combate à tosse.

Mulungu emagrece?

Nesse caso, a bebida pode ser crucial para melhorar o bem-estar das pessoas, bem como a satisfação com a própria estética. 

Primeiro, vale destacar que não se trata de uma ação milagrosa, como se vende em muitos locais. O chá ajuda a emagrecer, mas é importante entender como. 

Ele faz isso de duas formas. Primeiro, por sua ação diurética, que combate o excesso de líquidos no corpo e permite que se libere resíduos mais naturalmente por meio da urina. 

Além disso, sua ação anti-inflamatória, associada ao efeito diurético, também combate gorduras e problemas de inchaços.

A outra vantagem do chá de mulungu é o combate ao estresse e à ansiedade. Com essa ação, é possível diminuir a compulsão alimentar, para que a pessoa evite comer demais para saciar problemas e transtornos.

Ao diminuir essa urgência pelo alimento, é possível controlar melhor o apetite e combater desequilíbrios. 

Ou seja, essa segunda ação é indireta: a partir do consumo do chá, a pessoa deixa de comer excessivamente e, por consequência, consegue reduzir o seu peso (ou deixar de ganhar mais peso). 

O controle do sono e das condições de saúde mental favorecem um equilíbrio completo nas emoções da pessoa, o que impacta o seu peso. Se tudo está em ordem, ela consegue se manter saudável e perder uns quilos de forma tranquila.

Quais os efeitos colaterais do chá de mulungu?


Um dos grandes destaques do chá produzido com a planta mulungu é sua ação tão poderosa sem gerar tantos efeitos colaterais. Contudo, é importante estar atento aos seus resultados, uma vez que eles podem ser inadequados para certas pessoas.

Tudo depende de cada pessoa e da sua condição já existente. Veremos isso melhor no subtópico sobre contraindicações.

Efeitos colaterais no caso de chá de plantas medicinais são sentidos caso as doses sejam exageradas, contudo. Nesse sentido, a pessoa fica mais sonolenta do que o normal, o que afeta inclusive a execução de tarefas diárias pesadas e exigentes.

Pode gerar também paralisias musculares significativas, como dificuldade de andar, de mexer o corpo e mais.

No uso como diurético (para ajudar no trabalho com questões urinárias), é preciso ter bastante cuidado para não cair em excesso também. Caso isso ocorra, a pessoa pode ficar desidratada, pois o chá ajuda a remover os líquidos e a desinchar o corpo. 

Em suma, vamos resumir os possíveis efeitos negativos do consumo inadequado desse chá:

  • diarreia;
  • paralisia muscular;
  • prisão de ventre;
  • sedação;
  • sonolência;
  • dor de cabeça;
  • irritação.

Chá de mulungu: contra indicação

Pessoas com doenças crônicas, pressão baixa, grávidas ou lactantes devem tomar cuidado e consultar um profissional antes de pensar em adotar o chá para o uso constante. 

Pessoas que já tomam medicamentos anti-hipertensivos e antidepressivos devem evitar também. 

Da mesma forma, é ideal não oferecer para crianças ou idosos.

A administração deve ser feita com o máximo de cuidado, a partir da observância das condições preexistentes, do apoio de profissionais da saúde e das recomendações de uso. 

Porque não pode tomar chá de mulungu todos os dias?

Inclusive, uma recomendação importante é evitar tomar o chá todos os dias ou por mais de três dias seguidos. É ideal observar a quantidade por dia também. 

Como fazer o chá de mulungu?


Para fazer o chá, é preciso usar a casca da erva de forma natural ou seu pó. Com a casca, a pessoa pode criar uma mistura com cerca de 250 ml de água fervente e esperar por uns 5 a 10 minutos para, então, coar e tomar o chá.

O ideal é não beber mais do que duas xícaras por dia. 

Quais cuidados tomar ao consumir o chá de mulungu?

Vamos, agora, frisar alguns cuidados necessários no consumo de mulungu. Assim, você precisa prestar bastante atenção antes de efetivamente usar esse chá de modo a garantir os melhores efeitos e evitar os problemas já levantados.

É indicado que pessoas que já fazem uso de medicamentos contra hipertensão não tentem misturar isso com o chá, como já falamos. Pois sua ação pode ser forte e intensa demais e acabar gerando efeitos indesejados.

A pessoa pode ficar sonolenta demais e ter os batimentos cardíacos reduzidos, o que representa um problema.

Pessoas que precisam de energia e atenção também devem evitar ou tomar cuidado com o chá. 

Afinal, a bebida tem esse poderoso efeito calmante que vai roubar a atenção e gerar uma vontade de dormir. Pessoas que trabalham à noite, motoristas ou pessoas que lidam com trabalhos que requerem muita segurança, por exemplo, devem ficar alertas ao uso.

Por que não pode tomar chá de Mulungu todos os dias?

Inclusive, uma recomendação importante é evitar tomar o chá todos os dias ou por mais de três dias seguidos. É ideal observar a quantidade por dia também. 

Essa recomendação se dá por conta da sua ação forte no funcionamento do fígado. Então, para preservar esse órgão, o ideal é que se tome em dias intercalados, de modo que isso não represente uma grande ameaça, uma sobrecarga e um problema à saúde do órgão.

Qual o melhor horário para tomar o chá de Mulungu?

Outro aspecto importante para considerar é o horário para tomar mulungu. 

Os especialistas sempre recomendam o uso em horários próximos ao momento de dormir, por conta do seu poder sedativo. O ideal é que ele seja usado como um auxiliar para o sono, à noite.

Então, em termos específicos, se recomenda tomar 40 minutos ou 1 hora antes da hora de dormir. 

Para uso contra a ansiedade, o ideal é adotar o uso entre 16h e 18h e com um reforço antes de dormir. 

Ou seja, tome sempre em horários mais próximos ao descanso, longe do período comercial típico. Pois isso significa que o chá não vai apresentar um impacto negativo na rotina. 

Aproveite para adquirir o seu chá de Mulungu e obter os benefícios positivos dessa planta medicinal!

Conclusão

O chá de mulungu se destaca como uma planta medicinal típica no Brasil que atua contra doenças, ansiedade e depressão, estresse e insônia. Além disso, alivia dores de cólica, problemas no fígado e outras condições. 

Assim como outras plantas medicinais, se destaca pela recomendação das pessoas, mas também tem ganhado atenção de acadêmicos e pesquisadores. 

Por isso, pode ser um importante auxiliar no tratamento de condições de saúde mental e saúde do corpo.

É importante, no entanto, atentar para o apoio de um profissional e para as doses que são usadas por dia. O ideal é não exagerar, nem seguir uma rotina estrita de usar o chá todos os dias. Também é fundamental observar as contraindicações. 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado