Precisa de ajuda ?

Medicina Natural: conheça o poder das plantas!

Medicina Natural, vista da floresta
Carregando... 57 visualização(s)

Medicina Natural: conheça o poder das plantas!

Medicina Natural, vista da floresta
A Medicina Natural representa um conjunto de saberes, habilidades e práticas de tratamento em saúde humana desenvolvidas por povos ancestrais diversos tendo como fundamento a compreensão e usos da natureza.

Por isso, é classificada como sistemas de cuidado com base na sabedoria das culturas, sendo ensinada e empregada de maneira geracional no tratamento de doenças diversas, desde quadros de ansiedade até o combate ao envelhecimento precoce.

A Natureza Divina acredita e promove o poder das plantas medicinais e da natureza no cuidado com a saúde humana. Por isso, desenvolvemos este artigo exclusivo explicando tudo sobre este tipo de conhecimento médico e o poder das plantas de cura.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é medicina natural?

Medicina Natural, também conhecida de Medicina Tradicional, é classificada pela Organização Mundial da Saúde, em seu relatório Estratégias da OMS sobre Medicina Tradicional 2014-2023 como o conjunto conhecimentos, habilidades e práticas baseadas em teorias, crenças e experiências de povos tradicionais e que apresentam comprovado impacto na saúde.

Por este aspecto, este tipo de medicina responde a um sistema de cuidado ancestral e culturalmente fundamentado cujos conhecimentos, valores e exercícios terapêuticos são ensinados de maneira geracional, promovendo a melhora de inúmeros quadros de saúde.

Diferentemente da medicina como método e prática advinda de conhecimento exclusivamente científico, a OMS sublinha que os benefícios alcançados por estes tratamentos, mesmo ainda desconhecidos pela pesquisa moderna, devem ser integrados aos sistemas de saúde dos Estados-membros.

Ou seja, mesmo que ainda a pesquisa médica ainda não tenha desvendado, cientificamente, cada aspecto dos princípios ativos e da terapêutica tradicional dos povos, o valor no cuidado à saúde deve ser compreendido como uma estratégia e política de Estado.

Como surgiu a medicina natural?

O surgimento da Medicina Natural é variável de acordo com o sistema cultural na qual se fundamenta, na disponibilidade de recursos naturais da flora e fauna local, assim como a maneira como povos distintos interagem, compreendem e aprendem com a natureza.

Por este aspecto, não há um ponto de partida único que classifique ou determine a origem deste tipo de medicina. Ela diz respeito aos modos de vida e relacionamento com a natureza e os métodos que povos originários de diversas partes do mundo desenvolveram, ensinaram e adotaram no tratamento de doenças e na melhoria dos quadros de saúde.

Vale ressaltar que o conhecimento médico também é culturalmente fundamentado. Se na atualidade alguns foram abandonados devido ao esquecimento de práticas ancestrais, este aspecto não implica em ineficácia. Ao contrário, que somente foram complementados por outras modalidades de diagnóstico e tratamento.

Quais são os tipos de medicamentos naturais?

Medicina Natural, vista de um rio na Amazônia

Os medicamentos naturais podem ter origem na flora, fauna, produtos minerais, aliados ou não ao culto ritualístico, devocional ou técnicas manuais de tratamento. Ou seja, o conjunto de saberes deste tipo de medicina é vasto e plural.

Por exemplo, a flora e fauna Brasileira representam 10% da biodiversidade planetária. Além da disponibilidade natural, a sociedade brasileira é essencialmente constituída por inúmeros grupos étnico-culturais: povos originários distintos, sociedades africanas plurais, além da composição cultural da Europa e Ásia.

Isso faz da Medicina Natural praticada no Brasil e seus tipos de medicamentos um conjunto complexo de sistemas terapêuticos e de cuidado que podem englobar as famosas garrafadas, o uso de plantas sagradas da Amazônia, assim como das rezas e cânticos das benzedeiras do cerrado.

Cada qual se fundamenta em um conjunto de saberes únicos, específicos, culturalmente fundamentados, com impacto positivo no tratamento de doenças e melhoramento da saúde humana, ainda a ser completamente explorada pela ciência moderna.

Quais são as 10 plantas medicinais?

Confira abaixo as propriedades medicinais de 10 plantas adotadas na terapêutica de Medicina Natural.

1. Ora-pro-nóbis

O Ora-pro-nóbis é rico em vitaminas (A,C e complexo B), assim como ferro e cálcio. Do mesmo modo é conhecido por suas propriedades antioxidantes.

2. Damiana

Natural da América Central e do Sul, a Damiana apresenta propriedades ansiolíticas e relaxantes, sendo convencionalmente utilizada no combate ao estresse e à ansiedade.

3. Canela de Velho em Pó

Cientificamente nomeada de Miconia albicans, a Canela de Velho em pó é amplamente utilizada na região Nordeste do Brasil devido às suas propriedades anti-inflamatórias, possibilitando o alívio de dores articulares.

4. Marapuama

Nativa da Amazônia, a Marapuama é um excelente estimulante do Sistema Nervoso Central, sendo recorrentemente empregada na terapêutica natural no combate à fadiga e melhoria de foco e energia.

5. Malva Branca

Empregada na terapêutica natural de diversas culturas, a Malva Branca apresenta propriedades anti-inflamatórias, apresentando ação emoliente e expectorante. Por isso, é aplicada no alívio de tosses constantes.

6. Lúpulo

Conhecido na produção de cervejas, o Lúpulo (Humulus lupulus) também possui propriedades sedativas, calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Com capacidade de neutralizar radicais livres, previne o envelhecimento precoce.

7. Levedura de Cerveja

Rica em nutrientes, como vitaminas do complexo B (timina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, dentre outras), a Levedura da Cerveja promove a melhoria no sistema imunológico.

8. Valeriana Officinalis

Adotada no combate aos distúrbios do sono, a Valeriana Officinalis é uma das plantas medicinais com potencial relaxante e sedativo. Além disso, tem o potencial de reduzir o estresse e a ansiedade.

9. Sálvia

Especialmente indicada para uma terapêutica natural voltada ao ciclo menstrual, como cólicas, a Sálvia é rica em flavonoides que ajudam a equilibrar o sistema hormonal.

10. Camomila

Talvez uma das mais conhecidas, o uso da Camomila na Medicina Natural engloba as suas propriedades calmantes e relaxantes. Por interagir com neuroreceptores específicos, a Camomila provoca efeitos sedativos e relaxantes.

Além destas 10 plantas medicinais, a Medicina Natural adota outros recursos da natureza no tratamento de quadros de saúde. Na Natureza Divina você encontra as melhores plantas medicinais. Confira nossos produtos e tenha uma vida mais saudável!

Conclusão

Medicina Natural, vista de uma casa à beira de um rio

Neste artigo exclusivo da Natureza Divina você aprendeu sobre a Medicina Natural, um conjunto de saberes, práticas e técnicas de diagnóstico e tratamento tradicional para quadros de saúde humana.

Como vimos, os benefícios deste tipo de conhecimento médico já foram reconhecidos pela OMS, sendo indicados como estratégias complementares aos sistemas de saúde adotados pelos Estados-membros e sugerida sua definição como política pública adicional.

A Natureza Divina acredita e promove o poder da natureza na melhoria da saúde humana e qualidade de vida. Por isso, contamos com um catálogo exclusivo de plantas medicinais adotadas na terapêutica ancestral de diversas culturas.

Acesse nosso portal e tenha uma vida mais saudável!

 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado