Precisa de ajuda ?

Mandalas coloridas: significado, benefícios e usos

mandala colorida
Carregando... 192 visualização(s)

Mandalas coloridas: significado, benefícios e usos

As mandalas coloridas são instrumentos ancestrais de conexão espiritual e exercício do autoconhecimento. Desde culturas sagradas e milenares, como o budismo tibetano ou o hinduísmo, a mandala é usada como um meio de expressão do cosmos.

Estes objetos de sabedoria, na atualidade, também carregam todo o conhecimento adquirido pelos antigos mestres e, desse modo, são utilizadas em processos terapêuticos, de desenvolvimento cognitivo-educacional em crianças, dentre outros.

A Natureza Divina elaborou este artigo exclusivo explicando tudo sobre as mandalas coloridas, seu significado, os benefícios e usos recorrentes.

Continue no artigo, tenha uma ótima leitura e se aproxime da sabedoria ancestral das mandalas!

O que são mandalas?

A palavra mandala, em sânscrito antigo, significa “círculo”. Por isso, toda a geometria e simetria dessa representação têm como finalidade expressar o cosmos e a relação do ser humano com o divino.

A harmonia de uma mandala está intimamente conectada com todo o universo, expressando por meio de suas linhas e cores aspectos espirituais de culturas antigas e sagradas.

Por isso, servem como instrumentos para a prática de meditação, alcançando estados de consciência e conexão com o universo de maneira íntima e profunda.

Qual a origem histórica e cultural das mandalas?

As mandalas coloridas são, essencialmente, representações simbólicas do entendimento de mundo, da vida, das relações humanas com a espiritualidade. Por isso, sua conexão com tradições antigas é profunda.

Como representação artística de viés geométrico, as mandalas são encontradas em diversas culturas espalhadas pelo globo. Mas, as mais conhecidas, sem sombra de dúvida, são aquelas que têm sua origem na sabedoria do oriente.

Por exemplo, as tradições Budistas no Tibet e China e suas famosas mandalas coloridas de areia, que simboliza a impermanência. Ou, ainda, as mandalas hinduístas que representam a operação do cosmos e da vida.

O que significa mandala colorida?

Assim como as formas geométricas interferem no significado, as cores também desempenham um papel crucial. Isto é, representam elementos que dialogam com toda a cosmogonia e espiritualidade presentes na mandala.

Como sabemos, a leitura das cores possibilita o estímulo a certas sensações, sentimentos e até comportamentos. Por exemplo, o amarelo representa a iluminação divina, a alegria e o otimismo.

Por isso, cada cor em uma mandala dialoga com os sentidos humanos. Provocando e despertando à conexão com o divino e o espiritual na existência humana.

Qual é o objetivo da mandala?

Como instrumento, a mandala pode ser empregada com uma variedade de objetivos. Isto é, ela não representa um fim, mas um modo de contemplar a realidade. Alguns dos usos mais comuns são:

  • meditativo
  • artístico
  • autoconhecimento
  • cura e terapêutica
  • conexão com o divino

Por isso, a utilização das mandalas apresenta uma multiplicidade de objetivos e finalidades. Isso implica, também, que representam ótimos recursos de desenvolvimento pessoal e exercício da inteligência intrapessoal.

Quais são os tipos de mandalas que existem?
 

 

As mandalas existentes apresentam uma multiplicidade de aspectos, cores, formas, tamanhos e aplicabilidades. Podem ser terapêuticas, promovendo o relaxamento e reflexão consciente ou, ainda, promoverem a cura.

Por outro lado, existem mandalas que expressam a geometria sagrada do conhecimento dos símbolos e signos do universo. Essas mandalas adotam estruturas e elementos circulares e triangulares que representam o divino em muitas culturas sagradas e ancestrais.

Outras mandalas coloridas também dialogam com os chakras, sendo elaboradas com cores específicas para a ativação e alinhamento de cada uma dos chakras do corpo humano, concedendo harmonia

Qual é o significado espiritual das cores nas mandalas?

Como vimos no tópico anterior, as cores também representam elementos sagrados em uma mandala colorida. Isto devido às sensações, sentidos e estados mentais que as cores despertam nos seres humanos.

Confira o que cada cor em uma mandala pode significar:

  • vermelho: energia, força, amor e paixão
  • laranja: criatividade, entusiasmo, alegria espiritual
  • amarelo: iluminação divina, otimismo e alegria
  • verde: equilíbrio, cura e crescimento
  • azul: serenidade, comunicação e paz de espírito
  • roxo: intuição, espiritualidade e transformação
  • rosa: compaixão, amor e harmonia
  • branco: clareza e pureza espiritual
  • preto: mistério, transformação e introspecção

Quais os Benefícios das mandalas coloridas?

O uso da mandala, seja terapêutico, artístico ou devocional, apresenta um conjunto de benefícios que abrangem desde o relaxamento até o exercício do autoconhecimento.

Cada um destes benefícios depende, exclusivamente, da maneira como é utilizada, seu objetivo, finalidade e relação com o ser humano. Alguns aspectos comuns são:

  • relaxamento e redução do estresse
  • concentração e mindfulness
  • expressão pessoal e autoconhecimento

Como as mandalas são usadas na cultura popular atual?

A tradição ancestral das mandalas também foi reinterpretada à luz de nosso tempo. Por isso, alguns de seus usos abarcam desde processos criativos até a educação de crianças e o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional.

Do mesmo modo, por apresentarem uma estética atrativa e convidativa, atualmente as mandalas também integram os projetos de design de interiores e arquitetura. Desse modo, cada vez mais representam elementos decorativos tanto para residência quanto para empresas.

Um outro uso contemporâneo das mandalas está associado à expressão artística que, recorrentemente, são incorporadas em trabalhos como elementos simbólicos e de diálogo com a vida humana, o divino ou o espiritual.

Conheça os colares aromáticos da Natureza Divina!

Na Natureza Divina associamos a sabedoria ancestral das mandalas com a prática da aromaterapia. Nossos colares aromáticos apresentam delicadas mandalas, com padrões geométricos sagrados e que, em seu interior, carregam essências exclusivas.

Desse modo, o colar interage tanto simbólica quanto sensorialmente. Possibilitando relaxamento, atenção, força, energia, proteção e diversas outras facetas desses pingentes sagrados.

Confira nossa linha de colares aromáticos e carregue consigo todo o poder das mandalas.

Conclusão
 

Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre o poder, significado e benefícios das mandalas coloridas. Como vimos, as mandalas representam não somente figuras geométricas específicas, mas todo um conhecimento e sabedoria sagrada e ancestral.

Podem ser utilizadas com diversos propósitos que abarcam desde o relaxamento terapêutico até uma maior harmonia com o cosmo.

A Natureza Divina, especialista nas ciências sagradas, ervas medicinais e sabedoria ancestral, desenvolveu um catálogo exclusivo de mandas e colares aromáticos. Acesse nosso portal e confira todos os itens!

Previous article:
Next article:
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado