Precisa de ajuda ?

Jurema Preta - (Mimosa Hostilis) - Rasurada - Casca da Raiz

Em estoque
Só resta %1

Também conhecida como Mimosa hostilis, uma planta típica da caatinga do nordeste brasileiro. Na História brasileira era usada no Vinho da Jurema, uma cerimônia de preparação e ingestão desta planta. Há rumores sobre a tradição (extinta) ter sido recentemente recuperada. 

A partir de R$ 120,00

Também conhecida como Mimosa hostilis, a Jurema Preta é uma planta típica da caatinga do nordeste brasileiro. Na História brasileira era usada no Vinho da Jurema, uma cerimônia de preparação e ingestão desta planta. Há rumores sobre a tradição, que até então estava extinta, ter sido recentemente recuperada.

O que é a Jurema Preta?

A Jurema Preta é um tipo de planta que floresce no nordeste Brasileiro, também conhecida como Mimosa Hostilis e Mimosa Tenuiflora. Assim como muitas outras plantas consideradas sagradas, ela tem forte presença no xamanismo e a casca da raiz desta árvore tem um papel interessante na história passada e conta com propriedades psicoativas.

Pertencente ao grupo das leguminosas, a jurema tem um papel de destaque onde se encontra por ser onde várias bactérias nitrificantes se abrigam, o que lhe confere funcionalidades ecológicas e não apenas voltadas para a religião e cerimônias. Uma curiosidade é que o mencionado Vinho de Jurema ainda é consumido por alguns caboclos e indígenas brasileiros.

É interessante falar sobre essa planta, pois é a única que se conhece que pode ser usada numa poção para beber sem a ajuda de outra planta. Eram realizadas cerimônias e rituais nos tempos antigos onde a jurema era preparada sozinha e ingerida, mas há receitas em que são feitas algumas misturas.

A realização dessas cerimônias mencionadas não são tão comuns à atualidade, mas alguns relatos afirmam que alguns indígenas remanescentes aqui no Brasil, situados em locais no Nordeste, ainda utilizam essa árvore em seus rituais. Esse uso da Jurema tanto ingerida quanto sendo fumada tem forte influência da cultura religiosa africana, como do candomblé e umbanda.

Quais benefícios da Mimosa Tenuiflora?

Quando se perguntar: “Jurema Preta para que serve?”, poderá se impressionar com a resposta, pois o uso dessa planta é um verdadeiro exemplo de versatilidade. Além de ser utilizada no Vinho da Jurema, é também uma fonte muito comum para os ocidentais prepararem Ayahuasca, que consiste em uma das plantas semelhantes à da Ayahuasca.

Mais do que isso, ela é usada pelos índios da etnia Xucuru Kariri em conjunto com a Jurema Branca (Mimosa Verrucosa) para fins medicinais e religiosos, sendo a casca da árvore em si ser voltada para fins medicinais e a casca da sua raiz é a parte da planta usada nas cerimônias religiosas, pois possui maior parte dos alcalóides psicoativos.

Quais os efeitos da jurema?

Os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, principalmente devido à forma de preparação e ingestão dessa planta, mas de modo geral, eles apresentam características alucinógenas. Por possuir em sua composição a Dimetiltriptamina, a Jurema Preta provoca reações voltadas para o psicodélico.

Antes de mais nada, para realmente entender os efeitos dessa planta, é preciso ir a fundo na sua composição, realizar comparações ao nível molecular e ficar completamente por dentro das formas de uso. Muitas pessoas acabam criando expectativas que não são atendidas ou se surpreendem com efeitos que não estavam esperando, justamente por falta de um amplo conhecimento sobre a Jurema.

A raiz da Jurema Preta, quando usada sem nenhum IMAO, ou seja, sem nenhum inibidor da monoamina oxidase, faz com que ela se torne oralmente inativa. Isso ocorre porque sem IMAO ou outro mecanismo para permitir que a ingestão oral da Jurema seja possível, sem a sua rápida degradação, a bebida terá que ser mais concentrada a ponto de superar a capacidade de trabalho da enzima MAO, deixando que uma dose significativa da Mimosa Tenuiflora seja absorvida mesmo por via oral.

Desse modo, seu efeito é menos intenso em relação ao efeito que provoca quando é combinada com alguma planta que contenha IMAO, como a Arruda da Síria, por exemplo.

Conheça mais Chás Medicinais aqui na Natureza Divina!