Precisa de ajuda ?

Ervas para banho: guia completo do que é até onde comprar!

ervas para banho
Carregando... 54518 visualização(s)

Ervas para banho: guia completo do que é até onde comprar!

Ervas para banho

 

As ervas para banho energizam, protegem, aliviam, descarregam e acalmam o ser humano.

 

O dia a dia estressante, os momentos de raiva, as más energias direcionadas, os eventos traumáticos: é muita carga energética que recebemos, hoje em dia. 

 

Diante disso, é preciso pensar em estratégias para limpeza espiritual e para equilíbrio dessas energias. É aqui que entram as ervas para banho. 

 

Com elas, podemos buscar uma melhor qualidade de vida, com benefícios em todas as áreas. As ervas permitem um contato do ser humano com a natureza viva.

 

A partir dessa interação, é possível quebrar a ação de energias negativas e restaurar energias boas e positivas para viabilizar uma vida melhor. 

 

Entenda, então, tudo o que precisa saber sobre ervas para banho e conheça as melhores técnicas para fazer esse tipo de ritual. 

 

O que é um banho de ervas e para quê serve?

O uso de ervas para banho é uma tradição em muitas culturas e civilizações, há milênios. 


Os nossos antepassados usavam essa estratégia como uma forma de se conectar com a natureza, bem como garantir que a vitalidade das plantas fosse transmitida para nós.


Ou seja, utilizar ervas para banho é um processo de purificação espiritual e de acréscimo de energias positivas que parte de um princípio: as plantas são seres vivos e transmitem vibrações. 


Elas encapsulam elementos do sol, das chuvas, dos ventos e da terra, funcionando como um grande centro magnético para atrair coisas boas e repelir negatividades. 


O próprio processo natural de crescimento das ervas e plantas denúncia que elas agregam componentes saudáveis para uma restauração energética. 


Ao mesmo tempo, servem como intérpretes, entre o ser humano e a Mãe Natureza.


Por conta disso, as ervas para banho são usadas para que seja possível quebrar o efeito de energias negativas, purificar e descarregar, ao mesmo tempo, em que se repõe energias. 


O dia a dia caótico de uma rotina comum, hoje, é o suficiente para trazer uma série de energias negativas, gerar demandas ruins, desequilibrar nossos chakras e causar vários problemas e desconfortos.

 

Recebemos o impacto desse caos e reagimos com doenças, tristeza, problemas de sono, ansiedade e outros transtornos. Isso indica que muita coisa está fora do lugar. 


Assim, as ervas para banho são uma solução. Elas atuam como protetoras, rejuvenescedoras, relaxantes, auxílio para quem procura felicidade e novas energias no futuro, etc.


Podemos, também, usar as ervas para busca de prosperidade, luz, alegria e bons momentos.


O banho com as ervas pode ser feito, depois do banho higiênico, como um complemento. O ideal, claro, é que isso seja feito com o devido cuidado, como entenderemos com detalhes mais adiante. 

 

Ervas para banho, runa, crista, incenso e elementos místicos

Qual a origem do banho de ervas?

O uso das ervas para banho é milenar, misturando-se com o próprio desenvolvimento da humanidade. Diversas sociedades ao redor do planeta se valem das propriedades e benefícios da natureza para a saúde, assim como sua conexão com esferas superiores.

 

Um dos conceitos relacionados às ervas para banho é sua capacidade de conectar o ser humano com a natureza, com o divino e o espiritual.

 

Por isso, a origem desta prática está relacionada, por um lado, a uma visão de mundo mais próxima das energias naturais e aos rituais sagrados. Por outro, com as propriedades medicinais que as plantas apresentam.

 

Ao longo dos séculos, esta prática foi se difundido e modificando: dos rituais de devoção ao autocuidado moderno ou, ainda, da cura pelas plantas até a melhoria na qualidade de vida e saúde das pessoas.

Quais os tipos de ervas para banho?

É comum a procura por ervas de acordo com seus benefícios, como potencial de limpeza e purificação. 


Cada tipo de erva para banho está associado a uma ação, conforme as categorias em que se encontram. Por isso, as ervas se dividem de acordo com sua função em uma cerimônia de purificação: quentes, mornas e frias.

 

Ervas quentes

As ervas quentes são mais poderosas, agressivas e ativas. Assim, elas são utilizadas para eliminar ativamente as energias negativas e os males causados pelo ambiente, pela rotina estressante e pelo caos do dia a dia. 


Inclusive, quando muito usadas, elas podem causar um excesso de limpeza energética. Esta prática deve ser evitada.

 

Ervas mornas

Servem justamente para trazer de volta somente as energias positivas, que poderiam ter sido eliminadas com as negativas por conta da ação de ervas quentes.


Assim, ao energizar o nosso corpo e a nossa aura, ajudam a resgatar um certo equilíbrio energético que se traduz em equilíbrio em várias áreas.

 

Ervas frias

Temos também as ervas frias, que atendem a propósitos específicos. Estas são classificadas em femininas e masculinas.


Há as ervas frias femininas, que desenvolvem aspectos ligados a sensibilidade; as ervas masculinas, que trabalham um senso de fatores tidos como masculinos.

 

Além destas, existem também as que trabalham na intuição e as que funcionam como calmantes. 

Quais os benefícios do banho de ervas?

O ritual com ervas para banho é uma prática terapêutica que traz diversos benefícios para o corpo, mente e espírito. A seguir, detalharei cada um dos benefícios mencionados.

 

Limpa as energias negativas, energizando o corpo e o espírito

As ervas para banho possuem propriedades energéticas que ajudam a purificar e limpar as energias negativas que possam estar presentes no corpo e no campo energético. Essa limpeza promove uma sensação de renovação, leveza e vitalidade.

 

Auxilia na busca pelo autoconhecimento e expansão da consciência

O banho de ervas tem um efeito calmante e relaxante, permitindo que a pessoa se conecte consigo mesma e tenha momentos de introspecção. 

 

Através desse estado de tranquilidade, é possível acessar aspectos mais profundos de si mesmo, algo que estimula o autoconhecimento e a expansão da consciência.

 

Contribui com o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual

As ervas utilizadas nos banhos possuem propriedades terapêuticas que atuam de forma benéfica em diferentes aspectos da saúde. 

 

Elas ajudam a aliviar tensões musculares, reduzir o estresse e a ansiedade, equilibrar as emoções e desenvolver o bem-estar geral do indivíduo.

 

Melhora a autoestima

O banho com ervas é uma prática de autocuidado que significa reservar um tempo para si, dedicando-se ao cuidado do corpo e da mente. 

 

Esse ato de amor próprio é especial, pois contribui para o fortalecimento da autoestima — o que gera uma forte sensação de valorização pessoal e bem-estar.

 

Em resumo, o banho de ervas oferece benefícios que vão além do físico, alcançando também o emocional, mental e espiritual.

 

Benefícios das ervas para banho 

Quando fazer um banho de ervas?

O “quando” é algo muito importante antes de ritual com ervas para banho. Por isso, vale dedicar uma seção inteira deste nosso conteúdo para abordar essa questão!

 

O ideal é estar sensível à necessidade de equilíbrio energético, de reposição de boas energias e eliminação das cargas negativas. 

 

Isso pode ser notado quando vivenciamos doenças, transtornos, tristeza profunda, dificuldades de dormir ou simplesmente a sensação de que algo está travado em nossa vida.

 

Então, você pode aproveitar os dias e momentos certos para fazer esse banho com ervas e obter o resultado ideal.

 

O domingo é considerado um bom dia para banhos com foco em prosperidade, aumento da alegria, elevação da energia e crescimento pessoal. 

 

Já o sábado é típico para pedir proteção e restauração energética.

 

A sexta-feira, por sua vez, é ideal para banhos com foco no amor, na fertilidade, na paixão, na harmonia e na união, por conta da sua relação com Vênus. 

 

Vamos analisar melhor essa relação do banho com as fases da lua para responder melhor a essa questão. 

 

·   Lua Minguante: é um período propício para realizar banhos de limpeza e purificação. Nessa fase lunar, é comum buscar a remoção de energias negativas, desapego de padrões indesejados e o encerramento de ciclos. Os banhos de ervas durante a lua minguante auxiliam nesse processo de liberação e renovação;

·   Lua Nova: é um momento de renovação e novos começos. Os banhos de ervas durante a lua nova são ideais para estabelecer intenções, atrair energia positiva e desencadear o crescimento pessoal. São usados para fortalecer a autoestima, estimular a criatividade e manifestar objetivos;

·   Lua Crescente: é uma fase de crescimento e expansão. Os banhos durante a lua crescente são recomendados para fortalecer aspectos específicos da vida, como a saúde, o amor, a prosperidade ou a espiritualidade. É um momento de buscar equilíbrio e nutrição;

·   Lua Cheia: é um período de plenitude e realização. O banho de ervas durante a lua cheia tende a ser direcionado para aumentar a intuição, promover a cura emocional, potencializar a energia espiritual e intensificar a conexão com o divino. Também é ótimo para celebrar conquistas e expressar gratidão.

11 ervas para banho e seus significados

Vamos conhecer agora algumas opções de ervas para banho e entender como elas podem ser usadas. 

 

1. Banho de arruda para purificação das energias

A arruda pode ser usada para purificação de energias, para limpeza espiritual e para quebrar demandas. 


Funciona então com uma erva quente, mais ativa, com um efeito incisivo contra o que foi acumulado de ruim durante a rotina. 

 

2. Banho de alecrim para prosperidade

É ideal para prosperidade, bem como para preparar as pessoas para uma vida mais próspera, com melhoria da autoestima, menos tristeza, menos apatia e equilíbrio entre os sistemas do corpo.

 

3. Banho de espada de são jorge para proteção

Nas religiões de matrizes africanas, a espada-de-são-jorge sempre foi usada com o intuito de trazer proteção e segurança, quase como um amuleto. 


Assim, um banho com ela pode ser crucial para defesa diante dos ataques e riscos da vida. 

 

4. Banho canela para aumento da vitalidade

A canela é conhecida por trazer dinamismo, energia, vitalidade, vigor e força para os dias cansativos e exaustivos. 


Essa erva, de fato, traz a estrutura emocional que precisamos para lidar com a vida moderna e todas as suas nuances. 

 

Ervas de banho e seus significados

5. Banho de manjericão, canela e anis para prosperidade

Manjericão pode ser usado para relaxamento, para acalmar nossa mente e corpo. Já a anis proporciona mais coragem e motivação diante das demandas da vida. A canela, como já falamos, gera energia.


As três ervas para banho podem ser combinadas para gerar prosperidade e reforçar um senso de bem-estar diante dos dias prósperos que vão surgir. 

 

6. Banho de camomila para limpeza emocional

Camomila é conhecida como uma planta medicinal com um efeito calmante, mas um banho com a planta pode destacar outro benefício: a limpeza emocional. 


Ou seja, é ótima para descarregar sensações e emoções negativas, de modo que a pessoa esteja mais propícia ao perdão e à conexão com os outros.

 

7. Banho de melaleuca para cura de doenças

Melaleuca age como cicatrizante e como auxílio na recuperação e cura de doenças. Pode ser, também, antisséptica e anti-inflamatória. 

 

8. Banho de macela para alívio do estresse

Outra das opções de ervas para banho é a macela. 


Macela tem uma ação para alívio do estresse e dos transtornos causados pela rotina dinâmica exaustiva que temos, hoje em dia. 


Esse tipo de erva age como um ótimo calmante, ideal para um banho depois de um dia muito exigente, por exemplo. Ainda, pode agir como relaxante da tensão dos músculos. 

 

9. Banho de rosas brancas para limpeza espiritual e emocional

As rosas brancas atuam com muita intensidade para limpeza espiritual e emocional, para quem segue em busca de um reequilíbrio energético. 


Evidentemente, funcionam como ervas quentes e devem ser complementadas por ervas mornas, como já destacamos, anteriormente.

 

10. Banho de boldo para cicatrização de feridas

Boldo é uma erva que deve ser aplicada com o intuito de lidar com doenças e feridas, bem como para limpeza energética. Outra função é reforçar a interação espiritual com a natureza. 

 

11. Banho de sete ervas: uma mistura poderosa

Muito comum na cultura brasileira e africana, a sete-ervas é composto por um conjunto de plantas medicinais e de poder, como arruda, guiné, alecrim e manjericão. Que faz um banho de sete ervas adquire proteção, atrai sorte, purifica o espírito e promove a cura.

Como fazer um banho de ervas?

Vamos entender melhor agora como fazer um banho com ervas. 


Uma vez que você já sabe quais são as ervas para banho e já compreende perfeitamente o que é essa cerimônia, vamos avançar para a compreensão de como fazer isso.

 

Antes de tudo, é necessário ressaltar a importância de ter cuidado com o processo e de estar a mentalidade adequada, em uma posição de reverência e respeito. 

 

1. Escolha as ervas certas para o banho

Primeiro, você deve olhar as opções de ervas, como as que citamos, e buscar exatamente as que você deseja para seu objetivo. 


Entenda, por exemplo, quais são as ervas quentes, necessárias para a limpeza espiritual, e analise as características delas.


Essa escolha, evidentemente, pode ser feita de acordo com o momento também, o dia da semana ou as fases da lua. 


Como falamos, é importante atentar para o tipo de erva e para seus efeitos já experimentados por outras pessoas. Assim, você garante que esses benefícios sejam alcançados por você também. 

2. Prepare o seu espiritual

Então, prepare muito bem o seu espiritual e a sua estrutura para esse tipo de banho. 


O ideal, como falamos, é estar aberto para entender como as ervas funcionam e como elas agem na reestruturação de energias. 


Prepare bem o seu espiritual para a conexão com a natureza, para se sentir mais leve e, ao mesmo tempo, para a reposição das energias. 


É importante ter a mente pronta para entender os efeitos de cada erva e do processo de purificação em si.


A purificação leva ao autoconhecimento, a uma limpeza que faz muito bem à pessoa em si, mas é também um processo que ajuda na relação e conexão com os outros. Considere isso também. 

 

3. Ferva dois litros de água quente

Então, você pode partir para a prática de preparação das ervas que escolheu. Primeiro, prepare dois litros de água em uma temperatura mais quente.

 

4. Infusione as ervas

Depois, misture as ervas com a água fervente.

 

5. Espere amornar e use o chá no seu banho

Então, espere que a mistura quente fique um pouco morna e adicione aquela solução ao seu banho. 


O ideal, como sempre recomendado, é se banhar sempre abaixo do pescoço e deixar o líquido sagrado fazer efeito no corpo, aos poucos, com a evaporação natural das plantas.

 

Preparação de ervas para banho

O que não pode fazer depois do banho de ervas?

Fique atento às seguintes recomendações e evite de comportamento e hábitos depois de um banho de ervas.

 

·   evite tomar banhos quentes logo após o banho de ervas, pois pode dissipar a energia e os benefícios do banho;

·   evite atividades físicas intensas imediatamente após o banho, pois o corpo ainda está em um estado de relaxamento;

·   evite consumir alimentos pesados ou intoxicantes, como carne vermelha, álcool e alimentos processados, pois podem diminuir a sensação de limpeza e leveza proporcionada pelo banho;

·   evite discussões e situações estressantes, buscando manter um ambiente tranquilo e harmonioso após o banho com ervas;

·   evite expor-se a ambientes negativos ou pessoas que possam drenar sua energia, a fim de preservar a atmosfera de bem-estar criada pelo banho;

·   evite utilizar produtos químicos agressivos na pele, como sabonetes perfumados ou loções com ingredientes sintéticos, pois interferem na energia do banho de ervas.

 

O que fazer após o banho de ervas?

Após o ritual de banho de ervas é necessário, também, ficar atento a algumas recomendações. Dependendo do tipo de erva para banho, recomenda-se a reclusão, mas, em alguns casos, é sugerido a prática de rituais adicionais.

 

No entanto, depois de um banho de ervas é sempre indicado que:

 

·   mantenha-se relaxado e aproveite os benefícios energéticos das plantas de poder

·   vista roupas limpas, de modo que o objetivo das ervas seja cumprido de maneira integral sem interferência de resíduos energéticos anteriores

·   pense sempre positivos e carrega sua mente com boas energias e vibrações

·   continue sempre cuidando de você, sua saúde (mental, física e espiritual) para que as ervas cumpram seu papel

 

Onde encontrar e comprar ervas para banho de qualidade?

A Natureza Divina é especialista em medicina natural, ervas sagradas e plantas de poder. Por isso, entendemos a saúde humana em sua dimensão integrada entre corpo físico, espiritual e mental.

 

Assim, estudamos, compreendemos e disponibilizamos todo o poder da natureza para as pessoas, de modo a incentivar práticas de autocuidado, autoconhecimento, conexão com o divino e expansão de consciência.

 

Acesse nosso catálogo exclusivo de produtos e explore todo o poder das ervas para banho com a Natureza Divina!

 

Ervas para banho, frascos com infusão preparada em meio à natureza

Conclusão

Como vimos, o uso de ervas para banho é muito importante para trazer benefícios à nossa vida em todos os âmbitos. 


É possível eliminar males conhecidos e desconhecidos, evitar imprevistos e problemas futuros, melhorar nosso equilíbrio energético, trazer prosperidade, nos proteger, quebrar demandas, etc.


Você precisa, então, conhecer as ervas e entender como elas se encaixam nisso, ou seja, quais benefícios trazem de fato. 

Assim, pode adotar a planta adequada para a cerimônia com o objetivo que deseja.


Outro ponto é saber como se preparar mental e espiritualmente para o banho com as ervas. 


Entenda bem como fazer isso para garantir o melhor dos resultados e, de fato, desencadear uma vida mais saudável e feliz. 

 

Acesse nosso catálogo exclusivo de produtos e explore todo o poder das ervas para banho com a Natureza Divina!

 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado