Precisa de ajuda ?

Sucupira - Sementes (Bowdichia spp)

Em estoque
Só resta %1

As sementes de sucupira são derivadas de uma árvore rústica, encontrada nas regiões intermediárias entre Mata Atlântica e Cerrado, como próximo a Belo Horizonte, que apresenta floração roxa azulada. O Chá das sementes de sucupira proporciona diversos benefícios à saúde, sendo usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, entre muitas outras doenças e comorbidades.

A partir de R$ 15,00

O que é a Semente de Sucupira?

As sementes sucupira são derivadas da árvore de sucupira, caracterizada pelo seu aspecto rústico, sendo encontrada nas regiões intermediárias entre Mata Atlântica e Cerrado, como próximo a Belo Horizonte.

A árvore de sucupira apresenta floração roxa azulada e com as suas sementes pode ser feito um chá, que pode proporcionar diversos benefícios para a saúde e bem-estar de quem o consome.

Quais os benefícios da Semente de Sucupira?

A semente de sucupira é muito conhecida pelos seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, benéficos para o tratamento de diversas condições inflamatórias e alívio de dores, especialmente aquelas que estão relacionadas a problemas musculares e nas articulações.

Ela contém compostos antioxidantes que podem ajudar a neutralizar os radicais livres, contribuindo para a saúde celular e prevenção de danos oxidativos, também é usada para tratar doenças reumáticas, reduzindo os sintomas associados a essas condições e fortalece o sistema imunológico, ajudando o nosso corpo a se defender contra infecções e doenças.

Embora a sucupira e a sua semente sejam usadas na medicina popular, é sempre recomendável você consultar um profissional de saúde antes de consumir ou incorporar qualquer suplemento à sua alimentação.

Há estudos que detalham o papel da sucupira e suas sementes no combate ao câncer e, se essa possibilidade se confirmar, este seria um dos seus maiores benefícios.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificaram uma substância na planta popularmente conhecida como sucupira (Pterodon pubescens Benth) capaz de inibir o crescimento de células de câncer de próstata em estudos in vitro.

Os testes in vivo do trabalho, coordenado pela pesquisadora Mary Ann Foglio, do programa de pós-graduação do Departamento de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da Faculdade de Odontologia, iniciaram em fevereiro de 2009, visando ao estudo do comportamento dos compostos isolados em modelos experimentais utilizando o combate às células cancerígenas em camundongos.

Outras substâncias com estruturas análogas estudadas, como as presentes no óleo de semente de sucupira, também mostraram efeito semelhante, mas uma em especial apresentou maior potência, com seletividade para a linhagem de tumores de próstata", disse Mary Ann à Agência FAPESP.

Segundo ela, o nome da molécula de interesse, extraída do óleo da semente de sucupira, é a 6alfa-acetóxi-7beta-hidroxi-vouacapano. A sucupira é uma planta do Cerrado tradicionalmente conhecida pelos seus efeitos anti-inflamatórios e de combate à dor.

Os pesquisadores da Unicamp se basearam em dados de literatura que relacionam a atividade anti-inflamatória com o controle do crescimento de alguns tipos de tumores. Além disso, dois estudos de mestrado realizados na Unicamp já haviam comprovado os efeitos anti-inflamatórios e analgésicos dos extratos da sucupira.

Outros trabalhos na literatura já demonstram, explica Mary Ann, a relação entre a atividade anti-inflamatória e o controle de alguns tipos de tumor, especialmente do sistema digestivo.

Por isso, isolamos e monitoramos as substâncias do óleo da semente da planta em modelos in vitro para, em um primeiro momento, preservar os animais e comprovar a associação entre a atividade antiinflamatória e anticancerígena", conta.

Como usar a Sementes de Sucupira?

A semente de sucupira é geralmente usada no preparo de um chá, que é bastante usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias e vermes intestinais.

Além disso, o chá feito com a sucupira semente é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e ovário, também excelente para as articulações. Há também a possibilidade de usar o óleo de semente de sucupira.

Para fazer o chá de semente de sucupira, basta seguir alguns passos básicos:

Lavar bem as sementes de sucupira e quebrá-las;
Usar 4 sementes para cada litro de água;
Deixe ferver por 10 minutos;
Após esfriar conserve na geladeira;
Você deve beber o chá de sucupira semente da mesma forma como bebe água.

Quem não pode tomar as sementes de sucupira?

Grávidas, gestantes e lactantes;
Pessoas com alergias específicas aos componentes da semente de sucupira;
Pessoas com doenças hepáticas;
Indivíduos que façam uso diário de medicamentos específicos.

Pode tomar o chá de semente de sucupira todos os dias?

Não é recomendado tomar o chá de semente de sucupira todos os dias, pois apesar de ser natural, o organismo pode acumular substâncias tóxicas que estão presentes na planta e consequentemente, as sementes podem conter.

Aqui na Natureza Divina, você poderá adquirir as sementes de sucupira para fazer chá ou usar de outra maneira, mas lembre-se de consumir de acordo com a orientação de um profissional de saúde.

Somos uma loja online referência em e confiabilidade por todo o Brasil, nossos produtos naturais, ervas medicinais, etnobotânicos, extratos e tinturas vegetais, além de outros itens, são conhecidos pela sua qualidade e benefícios.

Quais as contraindicações da semente de sucupira?

O consumo de semente de sucupira não é recomendado para mulheres grávidas, gestantes e lactantes, pois não há evidências sobre o seu consumo ser seguro nesses grupos.

Pessoas alérgicas à sucupira ou a plantas da mesma família (Fabaceae) devem evitar o consumo, pois podem apresentar reações alérgicas.

A semente de sucupira também é contraindicada aos portadores de doenças hepáticas, uma vez que alguns compostos presentes podem ter efeitos no fígado.

A interação da sucupira com alguns medicamentos pode ocorrer, então, é aconselhável que pessoas em tratamento regular consultem um profissional de saúde antes de iniciar o consumo.

É importante consultar um profissional de saúde antes de consumir as sementes de sucupira, especialmente se você tiver condições médicas específicas ou fizer uso de medicamentos.

Conheça também a Semente de Angico.