Marapuama - (Ptychopetalum olacoides)
Nativos das regiões onde a marapuama cresce espontaneamente utilizam chá das cascas e raízes da Marapuama para tratamento da impotência sexual, fadiga e cansaço. A Marapuama é considerada um afrodisíaco natural, aumentando a libido.Na Europa é comum o uso dessa planta, também na forma de infusão/chá, para casos de disenteria e cólica menstrual.
A Marapuama é uma planta nativa da região da floresta amazônica. É também conhecida como Muirapuama.
Indicações, Usos e Benefícios:
As principais partes da marapuama utilizada na medicina popular são as cascas do tronco e as raízes, mas há registros do uso de todas as partes da planta para fins medicinais.
Nativos das regiões onde a marapuama cresce espontaneamente utilizam chá das cascas e raízes da Marapuama para tratamento da impotência sexual, fadiga e cansaço. A Marapuama é considerada um afrodisíaco natural, aumentando a libido.
Na Europa é comum o uso dessa planta, também na forma de infusão/chá, para casos de disenteria e cólica menstrual.
Estudos também vêm averiguando o uso da marapuama como tônico do sistema nervoso central, estimulante do apetite e digestão e para casos de perda de memória.
Modo de Preparo do Chá com a Casca Rasurada:
O chá de marapuama pode ser feito com a proporção de duas colheres de sopa da casca rasurada para cada litro de água. Adicione a água e a casca em uma panela, e leve ao fogo. Quando a água com marapuama alcançar fervura, deixe o fogo ligado por mais 5 minutos e então desligue. Tampe, deixe em infusão por mais aproximadamente dez minutos, coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras por dia e o chá pode ser consumido quente ou gelado. O chá é usado ainda, em algumas regiões, aplicado diretamente nos órgãos genitais com o intuito de intensificar seus efeitos afrodisíacos.
Modo de Uso da Marapuama em Pó:
Tomar uma colher de chá (aproximadamente 5gr) em um copo de água, 3 vezes ao dia.
Precauções e contraindicações:
Os efeitos colaterais causados pelo uso da marapuama podem incluir tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce. A utilização da planta está contraindicada durante o período de gravidez, lactação e em pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos. Os cuidados estendem-se às crianças e aos idosos, que devem ter atenção ao consumir a marapuama, preferencialmente somente fazê-lo com acompanhamento profissional.