Precisa de ajuda?

Salvia officinalis

Sálvia Comum (Salvia officinalis) é uma erva aromática nativa do Mediterrâneo, reverenciada desde a antiguidade romana como a 'Planta da Sabedoria'.

Suas folhas aveludadas possuem um aroma intenso, levemente cânforado.

Utilizada historicamente para defumações de limpeza e como ingrediente botânico aromático.

Produto Puro e Natural.

A partir de R$ 10,00

Diferente de sua 'prima' psicoativa (S. divinorum), a Salvia officinalis é a espécie clássica da herboriaria europeia. É um pequeno arbusto de folhas cinza-esverdeadas, ricas em óleos essenciais como tujona, cânfora e cineol, que conferem seu perfume inconfundível.

Usos Tradicionais (Não Clínicos)

  • Defumação e Purificação: Popularmente usada em incensos naturais (smudge sticks) para "limpar" ambientes de energias estagnadas. Seu aroma penetrante é considerado purificador.

  • Banhos de Ervas: Na cosmética natural, é valorizada por sua ação adstringente em banhos de imersão ou escalda-pés.

  • Aromaterapia: O aroma da Sálvia é associado à clareza mental e memória.

Segurança e Precauções

A Natureza Divina comercializa este item como erva aromática e ornamental.

  1. Contraindicação (Tujona): Devido à presença natural de tujona, não recomenda-se o uso excessivo ou contínuo por gestantes e lactantes (pode reduzir a produção de leite).

  2. Não Medicamentoso: Não indicamos para tratamento de distúrbios hormonais ou menopausa sem acompanhamento profissional.

Sálvia officinalis é um pequeno arbusto. Nativa da região do Mediterrâneo, mas atualmente é cultivada em várias regiões do mundo, mais para fins culinários do que medicinais. Suas folhas são verdes, coberta por pequenos pelos. Suas flores são violetas e pequenas. A Sálvia possui um odor forte e perfumado, por isso, é muito utilizado na culinária. Faz parte do mesmo gênero da famosa Salvia Divinorum. 

A sálvia é um potente expectorante e “limpador de catarros ocultos” - se você tomar chá de sálvia por 7 dias verá que até onde você não imaginava que houvesse catarros ou mucos, estes brotarão e se limparão. Portanto, se você está resfriado, com o peito pesado, apele para a sálvia, tanto na forma de chá como na de inalação (um pouco do chá de sálvia misturado soro fisiológico é um ótimo recurso em casos de bronquites, rinites e processos semelhantes, se usado em um vaporizador ou inalador, por exemplo). Também é febrífuga e antitussígena. Com suas propriedades medicinais, é uma planta presente na medicina chinesa e na ayurveda e, historicamente, sempre foi apreciada pelos romanos.

 

Mas, esta planta é especialmente poderosa para as mulheres, para tratar problemas do ciclo menstrual (amenorreia - falta de ciclo menstrual ou menstruação escassa - e cólicas menstruais) e menopausa (reduz os fogachos e outros males desta fase da vida). Este efeito específico é derivado de alguns dos flavonoides que a sálvia contêm, que ajudam a equilibrar o sistema hormonal.

 

Também é a sálvia que pode nos ajudar, às mulheres, quando retemos líquidos (de origem hormonal), quando a pressão arterial está elevada e nas dores de cabeçaque acompanham os desequilíbrios hormonais. Um banho de assento com chá de sálvia é especialmente efetivo nos casos de cistite e ressecamentos vaginaisincômodos.

Conheça mais Chás Medicinais aqui na Natureza Divina!

 

 Dosagem indicada

Sob a forma de infusão recomenda-se 5 gramas de folhas de Salvia em 50 ml de água fervente.

 Se preferir fazer com vinho: 80g de Salvia em um litro de vinho. Macera-se oito dias e tomam-se três colheradas de sopa após as refeições.

 Também pode tomar 100g de folhas de Salvia, sumidades floridas de tasneirinha e vinho branco (falamos da tasneirinha quando comentamos sobre plantas emenagogas).

Ratings & Reviews

Seja o primeiro a avaliar este produto

Ratings & Reviews

Seja o primeiro a avaliar este produto