Precisa de ajuda ?

Óleo de cacau: para que serve e benefícios (Guia Completo)

oleo de cacau
Carregando... 394 visualização(s)

Óleo de cacau: para que serve e benefícios (Guia Completo)

O cacau é uma árvore valiosíssima e um de seus usos mais comuns é na produção do chocolate, que as pessoas amam consumir e presentear. Contudo, temos, também, o óleo de cacau e a manteiga de cacau, que servem para terapia, culinária, perfumaria e mais.

É importante entender como o cacau é extraído para virar óleo, qual a diferença para a manteiga, compreender os usos e as aplicações com maior profundidade e muito mais para assimilar a relevância dessa árvore.

Acompanhe e descubra os detalhes por aqui.

Afinal, para que serve o óleo do cacau?

Oriundo da América, o cacau já foi usado em civilizações antigas como elemento importante em rituais e celebrações. Hoje, porém, seu uso se expandiu. Além da produção do chocolate (o seu mais famoso produto), há também implicações em diversas áreas. 

O óleo de cacau, o produto em enfoque neste conteúdo, pode ser adotado com sucesso para a aromaterapia, cosméticos, culinária, etc. Veremos a seguir cada um deles. 

Aromaterapia

Na aromaterapia, que consiste no estudo sistemático de óleos essenciais e seus benefícios, o óleo de cacau permite combater, sobretudo, estresse e ansiedade. Assim, é uma boa opção também para controlar a insônia e gerar maior tranquilidade para um sono de qualidade.

Além disso, muito se discute sobre a aplicação do cacau para ajudar a controlar o apetite. Dessa forma, ele é aplicado como redutor da vontade de consumir alimentos compulsivamente, o que ajuda no emagrecimento. 

Muitas pessoas ficam ansiosas e começam a comer sem parar, mas com a ajuda do óleo conseguem se reeducar.

Outro uso comum é para melhorar as relações interpessoais. Ou seja, uma pessoa com mais dificuldades de relação com outras pode aproveitar para se tornar mais agradável, com a ajuda do óleo de cacau. 

Pode até ter implicações espirituais, além do plano físico. Pode trazer boas energias, auxiliar na prática da meditação, desfazer mágoas e tornar as pessoas mais leves.

Perfumaria e cosméticos

Como o cacau é o ascendente do chocolate, o seu cheiro lembra muito o do produto principal feito a partir dele. Então, é como emprestar, a ambientes e à pele, um cheirinho de chocolate incrível, agradável e atraente.

O perfume é uma delícia, mas também pode ajudar na saúde. Há indícios fortes de que o cacau tem uma boa ação antioxidante e rejuvenescedora. 

Inclusive, como cosmético, uma das aplicações principais é nos cabelos. Combate o envelhecimento dos fios e a queda (problemas que trazem prejuízos terríveis para a estética e para a autoestima em geral). Com o óleo de cacau, o cabelo se torna mais forte, flexível, resistente e até bonito de ver.

Além disso, o cacau contribui para o brilho dos cabelos, ajuda no crescimento dos fios e adiciona maciez e muito mais. Também, ao usar óleo de cacau, é diminuída a chance de infecções perigosas na região da cabeça e do cabelo.

Por seus componentes — vitaminas como A, B1 e E — e por elementos como Zinco e Magnésio, o cacau contribui até com a vitalidade dos cabelos. 

Também há benefícios para a pele, o que ajuda em tratamentos skin care. Pode servir como hidratante e emoliente, bem como cicatrizante. 

Culinária

Na culinária, o óleo de cacau é usado para adicionar um gostinho e um aroma de chocolate a outros produtos e alimentos. Acrescenta um toque mais doce e também pode ser afrodisíaco. 

Massagens

Nas massagens, o óleo pode ajudar no combate de gorduras localizadas. Ele também atua no controle do apetite, assim, dando um grande auxílio para mulheres e homens a alcançarem seus objetivos estéticos. 

Manteiga de cacau e óleo de cacau são a mesma coisa?

Quando se fala do uso do cacau em diferentes contextos, é fácil lembrar da manteiga de cacau, uma aplicação muito famosa. Nesse sentido, fica a dúvida se óleo e manteiga são a mesma coisa.

Na verdade, há uma pequena diferença na maneira de extração. Ambos envolvem maturação de sementes e até processos similares, mas os últimos estágios são diferentes. Enquanto no óleo, se busca o líquido produzido com as sementes, na manteiga, se busca uma gordura específica.

A manteiga de cacau também é um produto importante, oriundo da árvore que gera o chocolate. Pode ser usado para criar sabonetes, pomadas, etc. Ela ajuda a lidar com problemas cardíacos, permite tratar queimaduras na pele e é usada como base para cosméticos específicos, como shampoo e cremes de pele.

Também tem ação antioxidante e rejuvenescedora. Contribui com a saúde da pele e dos lábios. Além de tudo isso, a manteiga também tem uso na culinária, como um componente para bolos, recheios e coberturas, chocolates, etc.

Quais os principais nutrientes do cacau?

Vamos falar, agora, sobre os nutrientes e componentes principais do cacau. Assim, você entenderá porque ele gera os benefícios citados.

Um deles é a feniletilamina. É um importante neurotransmissor que ajuda principalmente na produção de hormônios essenciais como a dopamina e a serotonina. Ou seja, está diretamente associado ao prazer, ao bem-estar e à sensação de completude ao fazer algo.

Inclusive, essa substância é a principal causadora da sensação de felicidade e prazer que se tem ao ingerir o chocolate. 

Outro componente que ajuda nessa questão é o triptofano. Há também a anandamida. 

O cacau também possui fibra, que é responsável pelo bom funcionamento do intestino. Ademais, podemos notar a presença de ferro, que ajuda contra a anemia. 

Outro componente é o magnésio, cuja deficiência pode causar problemas sérios, como depressão, irritabilidade e outros problemas. Trata-se de um elemento tão importante que a recomendação é que mulheres consumam cerca de 220 mg/dia. 

Mais um elemento presente no óleo de cacau é a cafeína. Aqui, temos um estimulante muito conhecido por levantar as pessoas e conceder ânimo para o dia a dia.

Os polifenois e flavonoides são os principais responsáveis pela ação antioxidante do cacau. Os flavonóides, aliás, são importantes para outras questões, também, como melhorar a circulação sanguínea, melhorar as condições do coração e mais.

Para lidar com doenças respiratórias e cardiovasculares, o cacau também apresenta a teobromina, um vasodilatador. 

Quais os benefícios do óleo essencial de cacau?

Falaremos, agora, sobre os principais benefícios do óleo de cacau. 

Melhora do humor

Para um melhor equilíbrio do humor e disposição para as tarefas do dia a dia, o cacau é uma ótima pedida. Permite controlar o ritmo cardíaco, combater sinais de ansiedade e muito mais. 

Previne a anemia

Por conta do ferro que está presente na composição do cacau, temos, também, o combate à anemia. Isso porque o óleo de cacau contribui com a formação de hemoglobina, o que, por sua vez, ajuda no transporte de oxigênio para as áreas do corpo.

Regula o intestino

Além disso, temos também a ação em favor do intestino. O cacau ajuda 

a estimular as bactérias boas (como lactobacillus), o que é bom para melhorar o desempenho do órgão no nosso corpo.

Reduz a pressão arterial

O cacau melhora o fluxo de sangue ao otimizar os vasos sanguíneos. Dessa forma, permite diminuir a pressão arterial. 

Combate diabetes

Serve para proteger as células que cuidam da produção de insulina, bem como permite que o corpo lide melhor com esse componente. 

Combate envelhecimento e oxidação das células

O cacau traz flavonóides e zinco, elementos cruciais para uma ação contra a oxidação e envelhecimento das células do nosso corpo. Ou seja, permite rejuvenescer nossa pele e gerar uma sensação de combate à ação da idade e do tempo.

Melhora a saúde dos lábios

Até mesmo os lábios podem ser beneficiados com cacau. É que a matéria-prima do chocolate permite hidratar os lábios e combater ressecamento e outros problemas visíveis nessa parte da boca.

Melhoria da cognição e da memória

Outro benefício muito importante do óleo de cacau: permite melhorar a capacidade de lembrar das coisas e de aprender. Assim, pode ser um ótimo aliado para quem precisa compreender um tema ou estudar um determinado assunto. 

Em outras palavras: ajuda a desenvolver melhor a capacidade de assimilação do nosso cérebro.

Outro grande efeito desse estímulo à cognição/memória é o combate a doenças degenerativas, como o Alzheimer. Além disso, há a prevenção da demência e outros problemas típicos de uma idade mais avançada. 

Melhorar a visão

Também se percebeu que o cacau é muito bom para melhorar a visão humana. A Universidade Complutense de Madrid e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha chegaram a essa conclusão em estudos.

Como usar o óleo de cacau corretamente?

Vamos falar, neste tópico, sobre formas de usar o óleo de cacau. 

Primeiro, há o uso para estimular o cheiro no ambiente, com a ajuda de um difusor. Nesse caso, o objetivo é que as pessoas sintam o cheiro e sejam impactadas pelo poder do aroma de cacau, poder que já explicamos.

Outro uso é em uma banheira para total imersão. O óleo pode ser usado em uma solução com leite em pó ou óleo vegetal — componentes que têm o objetivo de diluir o cacau.

Também temos o uso em colares aromáticos, outra estratégia muito comum na aromaterapia. É uma boa forma de levar o cheiro gostoso de cacau sempre com a pessoa, por onde for.

Há também a inalação, que consiste em usar pingos do óleo em um lenço. Então, se deve inalar esse lenço para obter os benefícios. Também pode-se usar o óleo em massagem. A estratégia é a seguinte: 50 a 70 gotas de óleo essencial de cacau em um óleo vegetal para diluição. 

Outra forma de uso o óleo para o rosto e para o corpo. 80 gotas podem ser diluídas em óleo vegetal ou em outro meio (manteiga vegetal, gel, etc.).

Há também uso como spray e travesseiros e lençóis. 

Como já vimos, o óleo de cacau é um produto extremamente versátil. Além de ser útil em aplicações de culinária e em cosméticos, ele é muito poderoso na aromaterapia, sendo usado em diversas modalidades e estilo de uso. 

O mais importante é que o óleo realmente tem efeitos incríveis e pode ser crucial para tratamentos e para melhorias no bem-estar das pessoas.

Onde comprar óleo de cacau online?

O site Natureza Divina é uma referência na venda de produtos para cuidados pessoais e para aromaterapia. Assim, temos óleo de cacau disponível para venda e entrega com excelência.

Se você procura pelo produto para explorar suas características, prioridades e aproveitar os benefícios mencionados, não deixe de conferir o nosso site. 

Conheça as nossas opções de óleo de cacau e aproveite!

Conclusão

Como vimos, o óleo de cacau amplifica diversas características que já conhecemos do próprio cacau. Assim, pode ser essencial para ajudar no combate a estresse, ansiedade e problemas de alteração de humor. Também pode ajudar no funcionamento do intestino, controle de diabetes, na melhoria da cognição/memória e até na melhoria da visão.

É preciso atenção para saber como usar o óleo corretamente. O uso devido vai servir para trazer os benefícios esperados. Também é importante entender a diferença para a manteiga de cacau e as similaridades entre ambos.

Nesse sentido, as pessoas que se interessam pelo tema precisam conhecer o site Natureza Divina. Aqui, vendemos e entregamos este tipo de produto de forma ágil. 

 

Previous article:
Next article:
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado