Tradicionalmente, a centella asiática tem sido utilizada para fortalecer o sistema circulatório, tratar problemas de pele (como feridas e a psoríase), melhorar as funções cerebrais, combater a queda de cabelo e reduzir a ansiedade e o estresse. Além de ser utilizada pela indústria cosmética para tratar celulite e combater os efeitos do envelhecimento.
Utilizada há milhares de anos na Ayurveda, a tradicional medicina indiana, a Centella Asiática tem despertado a atenção do Ocidente graças à sua atuação como vasodilatador e estimulante da produção de colágeno, diminuindo a flacidez e fortalecendo a pele. Tradicionalmente, a centella asiática tem sido utilizada para fortalecer o sistema circulatório, tratar problemas de pele (como feridas e a psoríase), melhorar as funções cerebrais, combater a queda de cabelo e reduzir a ansiedade e o estresse. Além de ser utilizada pela indústria cosmética para tratar celulite e combater os efeitos do envelhecimento.
Benefícios da Centella Asiática
Modo de preparo e uso do Chá de Centella Asiática
Em uma chaleira, adicione 500ml de água e deixe ferver. Após a fervura adicione 1 (uma) colher de sopa de Centella Asiática e deixe ferver por mais 2 a 5 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e tampe, deixando repousar durante 10 minutos.
Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia e para aumentar a eficácia do chá é recomendado fazer exercício físico.
Modo de uso e preparo da Tintura de Centella Asiática
Para 50 gramas de Centella Asiática você vai precisar de 250 ml de vodca de teor alcoólico aproximado de 37,5%.
Em um recipiente de vidro escuro coloque a Centella Asiática e a vodca, feche bem o recipiente e deixe em local fresco e arejado, protegido do sol, por duas semanas. Passado esse tempo, coe e filtre todo o conteúdo com um filtro de papel e volte a guardar num novo recipiente de vidro escuro ou num dosador conta-gotas. Essa tintura tem uma validade de aproximadamente 6 meses.
Efeitos Colaterais e Contraindicações
A Centella Asiática é segura quando consumida em doses adequadas. O consumo excessivo da planta pode causar sonolência, sedação, hipotensão (pressão baixa), dor de cabeça e irritação da pele.
Pessoas que sofrem com mau funcionamento dos rins e/ou fígado também devem evitar o uso da centella asiática para qualquer fim, uma vez que a planta pode ser tóxica para o órgão quando em alta concentração na corrente sanguínea.
Gestantes e lactantes (a planta tem potencial abortivo quando utilizada por via oral), diabéticos (a centella asiática pode elevar as taxas de glicose no sangue) e pessoas com úlcera gástrica, gastrite e colesterol alto também devem evitar o uso da centella asiática.