Aplicadores
Existem diversas maneiras de consumir o rapé. Encontrados em diversos modelos, tamanhos e formatos, os aplicadores de rapé e sananga são instrumentos de sopro dessas substâncias para auxiliar em sua utilização.
Um dos benefícios dos aplicadores é a limpeza das vias aéreas, ao mesmo tempo em que o indivíduo adquire a experiência e sensações advindas do rapé sagrado.
O que é um aplicador de rapé e sananga?
É um instrumento utilizado para tornar mais prático o consumo do rapé e da sananga. Ele possibilita uma inalação, ingestão mais fácil e medida.
Para quem ainda não conhece o rapé, saiba que ele é um tipo de pó fino sagrado, feito geralmente de tabaco, cascas de árvores e ervas moídas, relacionado com a medicina xamânica e usado, há muitos anos, pelas tribos indígenas da América do Sul. Já a sananga é um colírio indígina, conhecido como “colírio da floresta amazônica”.
Como funciona?
Existem duas formas de utilização do rapé aplicador. Uma delas é por meio da autoaplicação, em que a pessoa insere o pó de rapé sagrado no instrumento.
A segunda opção de uso consiste em modelos de aplicador de rapé que devem ser soprados por outra pessoa. Independentemente de qual opção seja escolhida, os passos básicos são a inserção do rapé dentro do objeto e depois inicia-se a sua autoaplicação por sopro, de acordo com o estilo de aplicador.
De quais materiais são feitos os aplicadores de rapé e sananga?
Existem diversos modelos de aplicadores de rapé e sananga, os mais comuns são aqueles fabricados com madeiras de árvores, como o aplicador de rapé Kuripe, produzido com o Jagube, um tipo de cipó. Algumas opções também possuem linhas envoltas na madeira e alguns detalhes, como desenhos de jiboia, como é o caso do Kuripe aplicador rapé.
Como autoaplicar o rapé?
Primeiramente, é interessante ressaltar que o indivíduo vai usar o autoaplicador e soprar o pó sagrado para dentro de suas narinas.
De acordo com a cultura indígena, não é correto dizer que está aspirando o rapé, mesmo quando se aplica sozinho. Nem todos os aplicadores vão possibilitar essa autoaplicação e um exemplo é o tipi aplicador de rapé que, ao contrário da maioria dos aplicadores, deve ser soprado por outra pessoa.
Os modelos de autoaplicador são de fácil manuseio e depois de inserir o pó em seu interior, a pessoa deve se certificar de que o bocal do aplicador está encaixado corretamente em suas narinas e em sua boca.
Escolher com sabedoria o modelo de aplicar também é importante, pois nem todos serão adequados para determinada pessoa.