Precisa de ajuda ?

Cacau Cerimonial - 100% em Lascas para Ritual

Fora de estoque
Só resta %1
Cacau 100% em lascas.

Cacau 100% em lascas.

O cacau cerimonial é ideal para a prática de rituais sagrados, oferecendo uma experiência única de cura espiritual e renovação energética. Além disso, é um produto que não tem adição de açúcar nem de leite, é vegano e pode proporcionar muitos outros benefícios.

O que é o Cacau Cerimonial?

Conhecemos o cacau como um ingrediente comum, uma fruta usada para a preparação do chocolate e várias outras sobremesas, mas, o seu significado vai além desse uso tradicional.

Muitas pessoas não têm conhecimento de que essa fruta, vem sendo utilizada em cerimônias e rituais desde os tempos mais antigos, por isso o nome cacau cerimonial, também chamado de cacau medical.

Para que serve o Cacau Cerimonial?

O cacau para ritual é usado em cerimônias holísticas voltadas para a cura xamânica, chamadas de cerimônia do cacau.

Essas cerimônias já são realizadas há séculos, com o intuito de proporcionar um reequilíbrio das nossas energias internas e da nossa saúde.

Aqui na Natureza Divina você poderá comprar cacau cerimonial com qualidade, para realizar a cerimônia do cacau, o nosso site é referência na venda de produtos naturais e medicinais no Brasil.

Quais os benefícios do Cacau Cerimonial?

O cacau cerimonial usado nos rituais pode trazer benefícios para o corpo e mente, pois proporciona a cura energética, ou seja, reequilibra as energias em nosso corpo e promove renovação da saúde.

O cacau 100% em lascas possui propriedades antioxidantes, e quanto menos processado ele for, mais elas se ressaltam.

Além disso, o cacau é uma fruta rica em polifenóis e flavonoides, o que ajuda a prevenir doenças graves como o câncer e os riscos de doenças cardiovasculares, porque aumenta a frequência sanguínea no corpo humano.

Outro benefício ligado ao cacau é o fato dele aumentar o combate de radicais livres e diminuir o nível do cortisol, que é o causador do estresse e da temida ansiedade.

Olhando para essa propriedade, pode-se dizer que o cacau cerimonial promove a renovação de nossa saúde mental. Ele também está ligado ao emagrecimento.

Utilizando o cacau medicinal ou consumindo chocolates que são 100% cacau, você terá menos vontade de comer doces, as substâncias presentes nele, feniletilamina e N-aciletanolamina, provocam essa sensação em nosso organismo.

Entretanto, para conseguir emagrecer, o recomendado é consumir somente 30g de cacau ao dia.

Sugestão de receita para Ritual do Cacau

Quando preparado e consumido corretamente como parte da cerimônia, o cacau medicinal pode nos abrir profundamente para olhar para dentro, chegar ao nosso coração.

Os benefícios de viver com maior consciência do coração são muitos, incluindo maior acesso ao amor, abundância e conexão com os outros e o mundo ao redor.

A quantidade de cacau cerimonial indicada a seguir, usada no ritual do cacau, rende aproximadamente 1 dose de potência leve.

Ingredientes (por pessoa):

Dose inicial: (Podendo ser dobrada para pessoas menos sensíveis ao cacau)

  • Dose inicial - 25g-50g de cacau 100% em lascas por pessoa (dependendo da sensibilidade);
  • 100ml a 150ml de água;
  • Uma pitada de pimenta, canela ou baunilha;
  • Adoçante natural de sua escolha, como mel, por exemplo.

Obs: a dose inicial pode ser dobrada para pessoas que sejam menos sensíveis ao cacau.

Modo de preparo:

  • Ferva a água e deixe esfriar. (a quantidade de água é uma questão de gosto - quanto menos usar, mais cremoso ficará o chocolate);
  • Misture bem;
  • Adicione o adoçante natural que escolheu e as especiarias a gosto (indicado uma pitada).

Para deixar o cacau cerimonial cremoso e espumoso, os maias (povos antigos) tinham uma técnica sofisticada de preparação que envolvia despejar o cacau várias vezes de uma jarra para outra de uma grande altitude.

Nos dias modernos, para reproduzir essa técnica de mistura, você pode fazer uso de um liquidificador.

DICA: não é necessário adoçar a bebida de cacau para se beneficiar do cacau em cerimônia. Mas, por conta do sabor acentuado do cacau, muitas pessoas acham a bebida mais agradável dessa forma, com um toque de açúcar.

Quais especiarias combinam com Cacau?

O cacau é uma fruta que forma uma bela junção com diversas especiarias, a baunilha é uma delas. Você sabia que a baunilha é a única orquídea que produz frutos? Ela cresce em alguns tipos de árvores, como o cacaueiro.

A baunilha e o cacau se amam, alguns consideram os dois como “amantes cósmicos”. O uso dessa especiaria em uma bebida de cacau tem uma longa história.

Outra especiaria que combina bastante com o cacau é a canela. A canela é um tempero quente e ativa o fogo. A pimenta também é uma especiaria que pode ser unida ao cacau, ela promove a sua absorção na corrente sanguínea e cria essa ativação do fogo mencionada.

O Cardamomo vai bem com cacau e talvez alguns já tenham lido por aí ou ouvido falar que a noz-moscada e a maçã são mais dois ingredientes que, além de combinarem bem com o cacau, causam um efeito afrodisíaco.

Açúcar de coco é outra opção deliciosa para adoçar as bebidas de cacau. A agave e o cacau também formam uma combinação boa. Para quem não conhece a agave, trata-se de uma planta suculenta encontrada em diversas espécies, sendo bastante usada para produzir xaropes e néctares.

O mel é ótimo e forma uma boa combinação, mas não é um produto vegano (a ser considerado em grupos mistos).

Como é feito o cacau cerimonial?

O cacau cerimonial, ou cacau medicinal, é feito a partir da essência do cacau, retirado da semente selvagem torrada.

A produção parte da moagem de amêndoas de cacau selecionadas, torradas e descascadas. Além disso, o produto não tem adição de açúcar nem de leite, o que o torna um produto vegano.

Há quem ainda aproveite essa versão do cacau para produzir chás, que também são usados em rituais de liberação energética.

O que acontece na cerimônia do cacau?

Existem diversos tipos de rituais e cerimônias envolvendo o cacau, mas ao contrário de outras substâncias usadas nessas práticas, ele não possui efeitos alucinógenos.

A cerimônia do cacau é um tipo de ritual bastante tradicional de culturas como a indígena e africana, que além de cura energética e renovação da saúde, poderá trazer outros benefícios ao nosso corpo.

Geralmente, durante a cerimônia do cacau, são feitos cantos, danças, oferendas para expressar a gratidão pelo cacau (considerado uma dádiva da natureza) e a partilha da bebida de cacau, momento sagrado, visando a cura espiritual.

Como se preparar para a cerimônia do cacau?

Para se preparar e acertar no uso do cacau cerimonial e suas combinações, existem algumas dosagens mais indicadas, além de cuidados que você precisa tomar, que podem ajudar a evitar que alguns erros comuns aconteçam.

Se você é novo no consumo de cacau, é recomendado enfaticamente que não beba mais do que 2/3 de uma dose cerimonial de 50 gramas para começar. Espere cerca de 45 minutos e depois avalie como você se sente.

Se você não perceber absolutamente nenhum enjoo no estômago, poderá beber o restante. A maioria das pessoas não está acostumada a consumir tanto cacau de uma vez. Portanto, antes de fazer isso, tente ir um pouco mais devagar para evitar possíveis desconfortos mais tarde.

Coma alimentos leves antes de consumir sua bebida cerimonial de cacau. Isso permitirá que o cacau seja mais absorvido e não amortece os efeitos. Não há necessidade de jejuar, apenas não beba com o estômago muito cheio. Além disso, certifique-se de beber bastante água durante o processo e depois comer alimentos densos no final para aterrar a energia.

Não misture seu cacau com leite de vaca e nem com leite de soja. Muitos de nós, ocidentais, estamos acostumados com chocolate quente, leite com chocolate ou chocolate ao leite, o que parece natural misturar o cacau com leite ou leite de soja para obter aquela cremosidade a que estamos acostumados, mas não faça isso!

Leite e soja interferem na absorção do cacau, o que pode amenizar os efeitos. Se você acha que precisa de algum tipo de "leite" adicionado, considere o leite de coco, que não deve causar essa interferência na absorção.

O cacau, sendo forte e amargo que é, pode estimular a desintoxicação do fígado. É ligeiramente laxante em doses mais altas. Aqueles que precisam de desintoxicação na dieta ou aqueles que buscam uma dieta limpa ou crua, devem usar menos na primeira vez e ver como é.

Algumas pessoas podem sentir náuseas ou uma dor de cabeça leve cerca de 5 a 6 horas depois, mesmo indo devagar, então sempre considere ir devagar no início.

Quanto tempo dura a cerimônia do cacau?

A cerimônia do cacau, ou ritual do cacau, é uma prática cultural muito rica, ela é repleta de significados simbólicos e espirituais para as pessoas e comunidades que a realizam.

A duração da cerimônia do cacau é relativa, ela varia de acordo com a tradição cultural e as práticas específicas que serão realizadas ao seu decorrer pela comunidade.

Em algumas culturas, a cerimônia dura horas, enquanto em outras, ela chega a se estender pelo dia todo.

Quanto à duração dos efeitos da bebida de cacau, geralmente, há um forte foco de energia ao redor do coração e um sentimento expansivo. Os efeitos mais profundos duram aproximadamente de 3 a 5 horas, dependendo do foco de atenção do indivíduo.

O foco é mais fácil, você terá mais sangue fluindo para seu cérebro com o cacau cerimonial. Após isso, a meditação, yoga, kirtan, sessão musical, rezas e muitas outras práticas fluirão mais facilmente, assim como a criatividade e a inspiração.

IMPORTANTE: não tome essa bebida feita no ritual do cacau com o estômago muito cheio, ele precisa estar mais leve. A maioria das pessoas sentirá o cacau em aproximadamente 20 a 30 minutos após a ingestão.