Precisa de ajuda ?

Sálvia: para que serve, benefícios e usos

Sálvia: para que serve, benefícios e usos
Carregando... 169 visualização(s)

Sálvia: para que serve, benefícios e usos

A salvia é uma das ervas de maior uso nos sistemas de cuidado e medicina tradicional, sendo adotado amplamente no mundo. Mas, você sabe o que é a Salva e para que ser?

Rica em compostos químicos e substâncias com potencial anti-inflamatório, antiglicemiante, antimicrobiano, antiproliferativo e neuroprotetor, a Sálvia é aplicada no tratamento de diversas doenças. Desde ansiedade a inflamações.

Neste artigo exclusivo a Natureza Divina explica tudo sobre a sálvia, para que serve, quais são seus benefícios e os modos de usos medicinal, terapêutico ou gastronômico.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é Salvia officinalis?

A Salvia officinalis é uma erva pertencente à família das Lamiaceae, oriunda do Oriente Médio, sendo amplamente adotada nas culturas e sistemas populares de medicina tradicional.

Seu comportamento de crescimento e aspecto são arbustivos e de pequeno porte, atingindo entre 50cm e 80cm, tendo o florescimento convencional entre os meses de agosto e dezembro.

Estudos em farmacologia identificaram a presença de alcalóides, derivados de glicosídeos, ácidos graxos, compostos fenólicos, poliacetilenos e demais propriedades com o poder de melhoria na qualidade de vida daqueles que a consomem.

Sálvia: para que serve?

A medicina tradicional, adotada por culturas diversas, já identificaram o potencial da Sálvia no tratamento da ansiedade, irritabilidade, dores de dente, úlceras, cicatrização de feridas, dentre outras possíveis aplicações.

Desse modo, a farmacologia e medicina moderna, investigando a sálvia e para que serve, determinou a presença de inúmeros compostos químicos e substâncias com potencial anti-inflamatório, antiglicemiante, antimicrobiano, antiproliferativo e neuroprotetor.

Muitas destas propriedades estão relacionadas à presença de flavonoides (diosmina, apigenina etc.), taninos e óleos essenciais diversos.

Quais são os benefícios da Sálvia?

A sálvia oferece diversos benefícios à saúde, combatendo danos dos radicais livres, promovendo a função cognitiva e reduzindo a inflamação.

Além disso, trata problemas bucais, como gengivite e mau hálito, proporciona alívio em sintomas da menopausa, auxilia na digestão e possui propriedades antibacterianas, combatendo infecções no corpo.

Confira abaixo os benefícios associados ao consumo da Sálvia no dia a dia!

·      Ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo

·      Pode ter efeitos positivos na função cognitiva

·      Apresenta propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo

·      Trata problemas bucais, como gengivite e mau hálito

·      Pode proporcionar alívio de sintomas associados à menopausa

·      Ajuda na digestão

·      Apresenta propriedades antibacterianas que podem ajudar a combater infecções

Quais as formas de consumo da Sálvia?

Salvia, para que serve, chá de ervas

A Sálvia é versátil, sendo consumida como chá para tratamento de doenças, ou preparada ao ferver água em chá com suas folhas desidratadas.

A infusão pode ser adocicada e é de fácil preparo. Tornando-se uma opção acessível a qualquer momento do dia.

Para o tempero, suas propriedades aromáticas realçam sabores em pratos veganos ou com carne.

Confira abaixo!

Chá

A infusão de Sálvia é uma das modalidades mais comuns de uso da erva no tratamento de doenças. Podendo ser consumido a qualquer momento do dia, sem restrições.

Como fazer o chá de Sálvia?

·      Ferva a água

·      Coloque as folhas desidratadas em uma xícara

·      Despeje um pouco de água fervendo sobre as folhas

·      Deixe em infusão por 5 a 10 minutos

·      Espere a temperatura abaixar

·      Coe o infuso

·      Aprecie o chá, podendo ser adocicado com mel ou açúcar

 
Tempero

Como tempero, a Sálvia pode ser adicionada no preparo de diversos alimentos. Devido à sua propriedade aromática, permite que os sabores de alimentos sejam ressaltados e ganhem vigor no paladar.

Pode ser adicionada em receitas diversas, desde a alimentação vegana até aquela com consumo de carnes diversas.

Quais os possíveis efeitos colaterais da Sálvia?

A toxicidade da sálvia também já é compreendida pela medicina moderna, contudo, a sabedoria popular já preconizava o uso consciente e em dose moderadas desta erva de poder.

Estudos comprovaram que, em nível celular, a sálvia impacta nos índices de divisão demonstrando-se citotóxica e mutagênica em alguns experimentos com roedores em laboratório.

Outro aspecto a ser ressaltado é a possibilidade de reações alérgicas com um ou outro composto presente na sálvia. Desse modo, sempre é recomendado a realização de teste com alergista de modo a se identificar possíveis reações colaterais neste aspecto.

Além disso, ainda se conserva a máxima popular de respeito ao poder da natureza a partir do uso convencional e controlado da Sálvia.

Qual é a contraindicação da sálvia?

Não há na literatura médica ou em farmacologia quaisquer apontamentos acerca da contraindicação da salva em casos específicos. No entanto, caso a pessoa tenha algum quadro crônico de saúde, recomenda-se a realização de consulta médica.

Neste momento, o profissional médico saberá avaliar qual a melhor estratégia para inserção da salva no cotidiano de pessoas com quadros mapeados e compreendidos como debilitantes.

A Natureza Divina, especialistas em ervas medicinais e plantas de poder, é uma aliada da promoção da saúde humana: física, mental e espiritual. Aproveite e explore todo o poder da Sálvia com a Natureza Divina!

Conclusão

Salvia, para que serve, salvia

Neste artigo exclusivo da Natureza Divina você aprendeu sobre Sálvia e para que serve essa planta de propriedade medicinais e terapêuticas, amplamente empregada nos sistemas de cuidado ancestral em diversas culturas.

Como vimos ao longo do artigo, a Sálvia apresenta um conjunto de benefícios para a saúde humana: anti-inflamatório, antiglicemiante, antimicrobiano, antiproliferativo e neuroprotetor.

Além disso, entendemos que a Sálvia pode ser consumida como infuso, sendo preparado com as folhas secas e água fervendo, ou, ainda, como tempero para enriquecer os sabores de diversas receitas.

A Natureza Divina comercializa Sálvia de alta qualidade, podendo ser utilizada de maneira medicinal, terapêutica ou gastronômica. Acesse o catálogo e explore a Sálvia com a Natureza Divina!

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado