Precisa de ajuda ?

Para que serve ora-pro-nóbis: benefícios, consumo e mais

para que serve ora pro nobis
Carregando... 181 visualização(s)

Para que serve ora-pro-nóbis: benefícios, consumo e mais

A ora-pro-nóbis é uma planta que tem ganhado destaque por seu impressionante perfil nutricional e benefícios à saúde. Originária das regiões tropicais da América do Sul, ela vem conquistando espaço nas dietas devido às suas propriedades excepcionais. 

Vamos explorar os múltiplos benefícios que essa planta oferece e como você pode incorporá-la em sua alimentação diária para colher suas recompensas para a saúde e o bem-estar.

Acompanhe e entenda para que serve ora-pro-nóbis. 

O que é e para que serve ora-pro-nóbis?


O ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma planta alimentícia não convencional originária do continente americano, mais precisamente da região do Brasil, e pertence à família das cactáceas. 

Este vegetal é uma cactácea trepadeira, perene e espinhosa, conhecida por suas folhas suculentas e com alto valor nutritivo. 

É um superalimento riquíssimo em proteínas, fibras, vitaminas, aminoácidos e minerais, sendo uma excelente alternativa alimentar de baixo custo.

Este nome peculiar foi atribuído por uma lenda que conta que as folhas da planta eram colhidas por padres para serem consumidas de forma discreta durante o período da Quaresma — época em que eram intensificados os jejuns e orações.

Essa planta medicinal é bastante resistente e adaptável, cresce em diferentes tipos de solo e climas, sendo uma planta de fácil cultivo. 

Suas folhas são comestíveis e podem ser consumidas cruas em saladas ou cozidas em diferentes pratos, como sopas, omeletes e refogados. 

Além disso, suas flores são atrativas para as abelhas, o que contribui para a polinização, e seus frutos são consumidos por diversas espécies de pássaros.

9 benefícios da Ora-Pro-Nóbis

Veja agora os principais benefícios. Assim, é possível aprofundar a compreensão de para que serve ora-pro-nóbis. 

1. Apresenta propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes

O ora-pro-nóbis tem substâncias que auxiliam na redução de processos inflamatórios, promovendo a cura de feridas e regeneração de tecidos. Seu uso é benéfico tanto internamente, no trato gastrointestinal, como externamente, em lesões cutâneas.

2. Apresenta alto potencial antimicrobiano, antioxidante, anticancerígeno e antibacteriano

Os compostos bioativos presentes na planta combatem microorganismos nocivos, neutralizam radicais livres, previnem o desenvolvimento de células cancerígenas e combatem bactérias prejudiciais ao organismo, o que coopera com a manutenção da saúde geral.

3. Combate deficiências nutricionais

O ora-pro-nóbis é extremamente nutritivo, sendo uma fonte rica de vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Ele ajuda a suprir as necessidades nutricionais, especialmente em regiões carentes de alimentos diversificados.

4. Ajuda a promover a saúde e prevenir problemas relacionados à anemia

A presença de ferro e vitamina C na planta auxilia na prevenção e no combate à anemia, de modo a promover a melhor absorção do ferro e contribuir para a formação de hemoglobina.

5. Apresenta elevado teor proteico: é uma boa fonte complementar de proteína

O alto teor de proteínas encontrado no ora-pro-nóbis torna esta planta uma excelente alternativa para complementar a dieta, especialmente para aqueles que não consomem proteínas animais.

6. Pode auxiliar na redução do colesterol

Essa planta contém fibras solúveis que servem para a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), algo que promove a saúde cardiovascular.

7. Melhora da saúde da pele, unhas e cabelos

Também é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que contribuem para a saúde da pele, unhas e cabelos, de modo a reforçar sua hidratação, fortalecimento e rejuvenescimento.

8. Melhora o funcionamento do intestino

As fibras presentes na planta favorecem o trânsito intestinal, auxiliando na prevenção de constipação, hemorróidas e doenças do cólon.

9. Auxilia no emagrecimento

Devido ao seu alto conteúdo de fibras e baixo valor calórico, essa erva medicinal promove a sensação de saciedade, de forma a auxiliar no controle do apetite e na perda de peso.

Tabela nutricional

A tabela a seguir apresenta informações nutricionais aproximadas para 100 gramas de ora-pro-nóbis crua:

  • Calorias: 37 kcal;
  • Proteínas: 3 g;
  • Carboidratos: 3 g;
  • Fibras: 5,6 g;
  • Gorduras: 0,3 g;
  • Vitamina A: 342 mcg;
  • Vitamina C: 23 mg;
  • Ferro: 7 mg.

Como consumir?


Uma vez que você já descobriu para que serve ora-pro-nóbis, é importante entender como consumir. 

O consumo da erva pode ser feito de diversas formas, e a quantidade recomendada varia de acordo com os objetivos e preferências individuais. 

Aqui estão algumas maneiras de consumi-la:

  • folhas frescas: as folhas frescas são usadas em saladas, sucos verdes, sanduíches ou como ingrediente em pratos cozidos, como sopas e refogados. Certifique-se de lavar bem as folhas antes de consumi-las;
  • farinha: é possível encontrar farinha dessa planta em lojas de produtos naturais. Ela é adicionada a smoothies, iogurtes, receitas de pães ou bolos para aumentar o valor nutricional das refeições.
  • cápsulas ou suplementos: algumas pessoas optam por consumir ora-pro-nóbis na forma de cápsulas ou suplementos, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais. É importante seguir as instruções do fabricante para o uso adequado;
  • receitas diversas: existem inúmeras receitas que incorporam essa erva, como tortas, quiches, omeletes e até mesmo sucos. A criatividade na cozinha é uma chave para uma variedade de pratos deliciosos.

Qual a recomendação mínima diária de consumo?

Quanto à quantidade diária recomendada, não existe uma dose padrão estabelecida para o consumo da planta (e do produto). A melhor abordagem é incluí-la em sua dieta de forma equilibrada, como faria com outras verduras e legumes. 

O importante é variar sua alimentação para obter os benefícios de uma ampla gama de nutrientes.

Se você tem alguma condição médica específica, está grávida/amamentando ou se pretende fazer um consumo significativo de ora-pro-nóbis como parte de um tratamento ou suplementação, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou nutricionista. 

Eles conseguem fornecer orientações personalizadas com base em suas necessidades individuais.

Onde encontrar ora-pro-nóbis?

É possível encontrar essa planta em feiras livres e mercados, em lojas de produtos naturais e até mesmo online.

E lembre-se: você sempre encontra plantas medicinais na Natureza Divina. 

A Natureza Divina é uma plataforma dedicada à promoção da saúde e do bem-estar por meio das propriedades terapêuticas das plantas medicinais e de seus derivados. 

Seu compromisso com a qualidade se reflete na seleção rigorosa das ervas medicinais oferecidas, garantindo produtos naturais de alta qualidade. 

Com uma abordagem holística da saúde, a Natureza Divina oferece informações detalhadas sobre as propriedades e benefícios de uma variedade de ervas, de modo que as pessoas explorem opções naturais para melhorar sua qualidade de vida. 

Seja para aliviar sintomas específicos, promover o equilíbrio interno ou fortalecer a imunidade, a Natureza Divina oferece recursos valiosos para aqueles que buscam uma abordagem natural para o cuidado da saúde.

Conheça nossas plantas medicinais e saiba como garantir melhor qualidade de vida!

Conclusão

A ora-pro-nóbis é um verdadeiro tesouro da natureza, repleto de benefícios incríveis para a saúde. Suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes a tornam uma aliada valiosa na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar. 

Além disso, seu alto teor proteico a transforma em uma fonte complementar de nutrientes essenciais. 

Ou seja, compreender bem para que serve ora-pro-nóbis é essencial. 

O consumo regular contribui para uma pele mais saudável, um intestino bem regulado e até mesmo auxilia na perda de peso. Portanto, incluir essa importante planta em sua dieta é uma escolha inteligente para cuidar da sua saúde de maneira natural.

 

 

 

Previous article:
Next article:
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado