Precisa de ajuda ?

Como usar óleos essenciais para potencializar seu bem-estar — Guia

Como suar óleos essenciais, vidros com óleos essenciais e flores
Carregando... 28 visualização(s)

Como usar óleos essenciais para potencializar seu bem-estar — Guia

Como suar óleos essenciais, vidros com óleos essenciais e flores

Você sabe como usar óleo essenciais?

Estes produtos naturais são utilizados em sistemas de cuidado e saúde em medicina natural há milênios devido às suas propriedades ansiolíticas, anti-inflamatórias, de relaxamento ou de estímulo ao foco.

Cada óleo essencial apresenta uma aplicabilidade e recomendação, contudo, todos apresentam o benefício de impacto positivo na saúde humana, na melhoria da qualidade de vida e bem-estar.

Neste guia exclusivo, a Natureza Divina explica tudo sobre como usar os óleos essenciais, quais os seus benefícios e os métodos! Continue no guia e tenha uma ótima leitura!

Os tipos de óleos essenciais

Óleos essenciais são produtos naturais extraídos de plantas aromáticas, medicinais e de poder e que possuem, como característica fundamental, apresentar as propriedades e quimiotipos das plantas que são extraídos.

O uso dos óleos também é variado a depender do tipo de planta que o dá origem. Porém, independente deste aspecto, os óleos são utilizados em práticas de cuidado ancestrais com a saúde em suas dimensões física, espiritual e mental.

Portanto, os óleos podem ser extraídos de plantas, sementes ou outros produtos naturais, mantendo suas propriedades e os benefícios concedidos pela natureza. Alguns exemplos de óleos essenciais são:

·   Mirra

·   Maracujá

·   Graviola

·   Gergelim

·   Camomila

·   Calêndula

·   Limão

·   Girassol

·   Alecrim

·   Tangerina

·   Gerânio

·   Cipreste

·   Quinarí

Ao escolher qual a melhor opção, o próximo passo é saber como usar os óleos essenciais e aproveitar todas as suas propriedades terapêuticas.

Os benefícios dos óleos essenciais para saúde

Além de saber como usar os óleos essenciais, é interessante, também, reconhecer quais são os benefícios à saúde humana destes produtos naturais. Por serem extraídos de plantas aromáticas, possuem uma variedade de fragrâncias e suas implicações terapêuticas.

Por suas propriedades, podem ser utilizados na melhoria da qualidade do sono, na redução de quadros de ansiedade, melhoria no humor, assim como no alívio de dores de cabeça ou problemas estomacais.

Confira abaixo os benefícios desses óleos à saúde humana e aproveite todo o poder da natureza!

·   Redução da ansiedade: atuam para tranquilizar as pessoas e eliminar as tensões, de modo a reduzir a atividade mental e trazer maior calmaria.

·   Alívio de dores de cabeça: aliviam as tensões e as causas das dores.

·   Melhoria da qualidade do sono: induzem o sono de forma natural e tranquila.

·   Redução da inflamação: ajudam a diminuir as inflamações, para permitir curas mais rápidas e naturais.

·   Melhoria da capacidade cerebral: atuam no controle da atividade cerebral, na melhoria da concentração e do funcionamento do cérebro, e na diminuição do cansaço.

·   Melhoria do humor e do foco: ajudam a melhorar o humor, o foco e a capacidade de memória.

·   Melhoria de problemas de estômago: dissipam o mal-estar causado por tonturas e vômitos.

Vale lembrar que nas práticas de aromaterapia cada óleo apresenta uma aplicabilidade e recomendação, de acordo com os saberes ancestrais dos sistemas de cuidado da medicina natural.

Por isso, cada óleo vai possibilitar um resultado específico, a depender das propriedades e quimiotipos presentes em suas essências.   

Aproveite e leia também sobre blends de óleos essenciais!

Como usar óleos essenciais, tolhas e óleo essencial

Mas, afinal, como usar os óleos essenciais?

Os métodos de uso dos óleos essenciais são variados, podendo ser por difusão e aromatização de ambientes, adicionados em produtos de cuidado pessoal ou, ainda, em colares difusores.

Confira abaixo 7 métodos e saiba como usar os óleos essenciais!

1. Difusão e aromatização de ambientes

A difusão e aromatização de ambientes é um dos métodos mais comuns de uso dos óleos essenciais. Para isso, são diluídos em água e vaporizados, espalhando-se pelo ar e pelo ambiente.

2. Inalação direta

A inalação direta pode ser realizada a partir de pequenas gotas colocadas sobre uma toalha, ou algodão. Após embebidas com o óleo, aproxime do nariz e aprecie os aromas. Este método é comum em casos de dor de cabeça ou enxaquecas.

3. Colares difusores

Os calores difusores representam uma opção prática de uso dos óleos essenciais. Podem ser carregados ao longo do dia, proporcionando um contato constante com as propriedades terapêuticas dos óleos. Basta adicionar algumas gotas em um colar difusor.

4. Massagem

A aplicação do óleo sobre a pele durante massagens é um método amplamente adotado para alívio de dores musculares, estresse ou ansiedade. Para isso, é necessário adicionar algumas gotas do óleo a uma base de óleo vegetal como coco ou amêndoas.

5. Em produtos de cuidados pessoais

Esses óleos também podem ser adicionados aos produtos de cuidados e higiene pessoal, como shampoos, sabonetes ou cremes hidratantes. Este método permite que os aromas dos óleos sejam aproveitados em rituais de cuidado pessoal.

6. Sprays caseiros

Os sprays caseiros são misturas de água, álcool e alguma essência natural, utilizadas para fins de aromatização do ambiente ou, inclusive, como repelentes naturais. Os óleos podem ser misturados nestas receitas.

7. Inalação a vapor

Adicione algumas gotas do óleo essencial de sua preferência em água e coloque para ferver. A partir do momento que a água começar a ferver, aproxime-se e inale os vapores. Ao inalar os vapores com os óleos, as propriedades únicas serão absorvidas pelo corpo e você aproveitará de todos os benefícios.   

A Natureza Divina é especialista em produtos naturais, seguindo a sabedoria dos sistemas de saúde ancestral de medicina e cuidado humano. Por isso, desenvolvemos um catálogo exclusivo de óleos essenciais.

Acesse nosso portal de produtos e descubra todo o potencial dos óleos essenciais com a Natureza Divina!

Como usar óleos essenciais, vidro com óleo e flores brancas

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu como usar óleos essenciais, quais as suas características, benefícios e métodos mais comuns empregados na aromaterapia e nos sistemas de cuidado e saúde baseados na sabedoria ancestral.

Os óleos essenciais, como vimos, são produtos naturais extraídos de plantas aromáticas e medicinais, sendo adotados como recursos cosméticos, aromáticos e de medicina natural. Por isso, auxiliam desde na melhoria da qualidade do sono até problemas relacionados ao estômago.

A Natureza Divina desenvolve um catálogo exclusivo de óleos naturais, tendo como base as práticas de aromaterapia, medicina natural e de cuidado pessoal. Acesse nosso catálogo e descubra toda a riqueza dos óleos essenciais com a Natureza Divina!

 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado