Precisa de ajuda ?

Guia completo: como usar a semente de sucupira para benefícios de saúde

Como usar a semente de sucupira, uma sucupira no cerrado
Carregando... 209 visualização(s)

Guia completo: como usar a semente de sucupira para benefícios de saúde

Como usar a semente de sucupira, uma sucupira no cerrado

A sucupira é uma planta medicinal nativa da América do Sul, apresentando propriedades antioxidantes, anti-inflamatório, antimicrobiano, analgésico e adstringente. Mas, você sabe como usar a semente de sucupira?

Neste guia completo, a Natureza Divina explica tudo sobre essa planta medicinal capaz de combater inflamações como artrite e amigdalite. Para tanto, você vai aprender como usar a semente de sucupira, suas propriedades terapêuticas e impactos na saúde humana.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura

Efeitos anti-inflamatórios e analgésicos da sucupira

A sucupira é considerada, tanto pela sabedoria ancestral como pela farmacologia moderna, uma planta como propriedade medicinais, sobretudo, anti-inflamatórias e analgésicas.  

Em estudo laboratorial conduzido por pesquisadoras da UNIFESP e FHO, a sucupira apresentou resultados positivos como estratégia de combate a inflamações, assim como apresentou propriedades antimicrobianas.

Devido a presença de compostos orgânicos como Flavonoides e Taninos, a sucupira apresenta um potencial antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, analgésico e adstringente.

Agora que você já sabe o que é, vamos explorar como usar a semente de sucupira em benefício da saúde humana!

Para que serve a semente de Sucupira?

Na medicina natural a sucupira é utilizada no combate a inflamações gerais, como artrite ou amigdalite. Em estudos recentes, a farmacologia vem comprovando cientificamente os saberes ancestrais, indicando todo o potencial terapêutico da sucupira.

Confira abaixo para que serve a semente de sucupira!

1. Artrite

A artrite se caracteriza por inflamações que afetam as articulações, causando sintomas como dores, rigidez, inchaço ou, em casos mais severos, imobilidade. Tendo em vista o efeito anti-inflamatório da sucupira, o tratamento contra a artrite é recomendado.

Por suas propriedades, a sucupira contribui no tratamento da artrite, possibilitando o alívio de dores e, em certos cenários, diminui as inflamações. Vale sempre a pena ressaltar que todo e qualquer tratamento deve ser avaliado e sugerido exclusivamente por profissionais da área da saúde.

Por isso, consulte seu médico ou médica de confiança ao iniciar o tratamento contra artrite, relatando como usar a semente de sucupira ou outra semente com ação anti-inflamatória em contexto com seu estado de saúde. 

2. Amigdalite e dor de garganta

A amigdalite é uma inflamação causada nas amígdalas, localizadas anatomicamente à face de um indivíduo. Estas estruturas são responsáveis, nos anos iniciais de vida, em detectar e armazenar informações acerca de vírus e bactérias causadoras de doenças.

Quando ocorre inflamação nas amígdalas, um dos sintomas é a dor de garganta, que pode vir associada a febres, dor, fadiga, rouquidão, tosse, dentre outros sintomas. Neste sentido, tendo em vista seu potencial anti-inflamatório, a sucupira auxilia no tratamento da inflamação.

Contudo, é crucial reiterar a necessidade da procura por profissionais da área da saúde no momento de associar um tratamento a outras estratégias naturais e fitoterápicas. Isto devido à compreensão médico-fisiológica da estrutura e seus potenciais impactos positivos no uso da sucupira.

Por isso, tão importante como saber como usar a semente de sucupira no tratamento de inflamações nas amígdalas, é igualmente recomendado a procura por auxílio médico qualificado na definição de terapêuticas.

3. Regular os níveis de açúcar no sangue

Apesar de ainda não totalmente compreendidos os efeitos e impactos positivos da sucupira no combate da diabetes mellitus, pesquisa de ponta recentemente conduzida na Universidade de Coimbra pretende realizar o encapsulamento de óleo essenciais de sucupira em transportadores lipídicos nanoestruturados.

De acordo com os pesquisadores envolvidos, essa nova metodologia de encapsulamento dos óleos essenciais poderia preservar as propriedades físico-químicas do óleo de sucupira. Contribuindo, assim, no tratamento da diabetes mellitus.

4. Cicatrização de feridas

A sucupira é reconhecida, pela farmacologia, como um potencial recurso ao tratamento de feridas e auxílio no processo de cicatrização. Isto ocorre devido à presença do ácido 6,7-dihydroxyvouacapan-17-oic.

Este ativo é reconhecidamente associado ao estímulo de fibroblastos, em suas propriedades anti-inflamatórias, assim como na potencial redução de edemas. Desse modo, há na literatura internacional dados que comprovam a resposta positiva da sucupira no tratamento de feridas e no auxílio do processo de cicatrização.

Como fazer chá de semente de Sucupira?

Uma das respostas à pergunta “como usar a semente de sucupira” é o preparo de chás medicinais. Estes chás respondem como uma das estratégias de ingestão da sucupira, de modo a se beneficiar de todas as propriedades desta planta medicinal.

Confira abaixo os ingredientes necessários e o modo de preparo.

 
Ingredientes

Para fazer o chá de semente de sucupira você vai precisar:

·      Sementes de sucupira

·      Água

·      Mel ou açúcar a gosto

Modo de preparo

Confira abaixo o modo de preparo do chá da semente de sucupira.

·      Lave bem as sementes de sucupira em água corrente

·      Quebre as sementes com um martelo ou faca

·      Coloque as sementes quebradas em uma panela e adicione água

·      Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver por 10 minutos

·      Desligue o fogo e deixe o chá esfriar

·      Coe o chá e coloque-o em uma garrafa ou jarra

·      chá pode ser conservado na geladeira por até 24 horas

Após o preparo, você pode adicionar mel ou açúcar a gosto, de modo a adaptar o sabor do chá ao seu gosto pessoal. Além deste aspecto, vale mencionar que o chá pode ser consumido quente, em temperatura ambiente e, inclusive, frio.

A Natureza Divina é especialista em plantas medicinais e terapêutica natural. Contamos com um catálogo exclusivo de produtos destinados à melhoria da qualidade de vida e saúde humana em seu âmbito integrativo: físico, espiritual e mental.

Acesse nosso catálogo e explore todo o potencial da sucupira!

Como usar a semente de sucupira, chá sendo servido

Conclusão

Neste artigo exclusivo da Natureza Divina você aprendeu como usar a semente de sucupira, suas propriedades farmacológicas e benefícios à saúde humana no combate a inflamações no corpo humano.

Como vimos ao longo do artigo, a sucupira apresenta propriedades antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, analgésica e adstringente. Aspecto que contribui positivamente no tratamento de doenças como artrite, amigdalite e, potencialmente, diabetes mellitus.

A Natureza Divina é especialista em plantas e ervas medicinais, compreendendo a saúde e qualidade de vida a partir de uma perspectiva integrativa entre corpo físico, espiritual e mental. Por isso, contamos com um catálogo exclusivo de produtos para a saúde humana.

Acesse nosso catálogo e explore todo o potencial e riqueza da vida com a Natureza Divina!

Previous article:
Next article:
Posts relacionados