Precisa de ajuda ?

Benefícios do chá de camomila: confira propriedades e formas de uso

Benefícios do chá de camomila: confira propriedades e formas de uso
Carregando... 16 visualização(s)

Benefícios do chá de camomila: confira propriedades e formas de uso

Pessoa tomando chá e aproveitando os benefícios do chá de camomila

Os benefícios do chá de camomila são reconhecidos tanto pelos sistemas ancestrais de cuidado à saúde quanto pela medicina moderna.

A camomila (Matricaria recutita L.) é uma erva medicinal que apresenta um conjunto de metabólito secundário que interferem positivamente na saúde humana: anti-inflamatória, antioxidante, ansiolítica, miorrelaxante, antiespasmódica, entre outros benefícios.

Neste artigo exclusivo, a Natureza Divina explica em detalhe as propriedades e benefícios do chá de camomila para a saúde humana, as formas de uso e se existem contraindicações.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Quais são as propriedades do chá de camomila

As propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, relaxantes, antiespasmódicas, entre outras, são decorrentes da produção de metabólitos secundários nas plantas.

Estas substâncias são naturalmente produzidas por diversas plantas e tem como objetivo a defesa contra eventos e situações ambientais que colocam em risco a sobrevivência da planta.

Diferentemente de animais, que possuem a capacidade de se deslocarem pelo ambiente e se adaptarem de maneira dinâmica ao habitat, na história evolutiva das plantas os metabólitos secundários foram responsáveis pela adaptação e sobrevivência.

Por este aspecto, quando consumidos pelo ser humano, em prática de medicina natural, são capazes também de beneficiar a saúde, melhorar quadros de doenças, valendo-se do poder de cura da natureza.

Uma das maneiras mais tradicionais do ser humano se beneficiar destas propriedades é por meio das receitas de infusão com as plantas, os famosos chás.

Confira a seguir as propriedades e benefícios do chá de camomila!

Propriedades anti-inflamatórias

A capacidade anti-inflamatória é um dos benefícios do chá camomila. Isto ocorre devido às propriedades antimicrobianas desta planta medicinais contra bactérias, fungos e vírus.

Propriedades antioxidantes

As propriedades antioxidantes da Camomila têm origem na capacidade de sequestro de radicais livres por seus metabólitos secundários, comprovadas em teste de capacidade de redução férrica do plasma (FRAP).

Propriedades relaxantes

Em estudos realizados em laboratório, pesquisadores observaram a interação e efeitos da camomila no sistema nervoso, ressaltando a capacidade de indução do sono, sedativa, ansiolítica e miorrelaxante.

Propriedades antiespasmódicas

Os efeitos gastrointestinais da camomila, sobretudo suas propriedades antiespasmódicas, já são reconhecidas pela medicina moderna. Estudos indicam a atuação benéfica de flavonoides como apigenina, papaverina, quercetina, entre outros.

Quais são os benefícios de tomar chá de camomila?

Confira a seguir o detalhamento dos benefícios deste chá e sua justificativa.

Alívio do estresse e ansiedade

Talvez um dos mais conhecidos benefícios do chá de camomila, sua capacidade ansiolítica, relaxante e sedativa contribui significativamente para o alívio de quadros de estresse e ansiedade.

Isto ocorre pela interação das propriedades da camomila com o sistema nervoso central, possibilitando um estado de maior relaxamento e calma.

Melhora da qualidade do sono

O efeito sedativo e miorrelaxante da camomila auxilia na indução e regulação do sono, interferindo diretamente na melhoria da qualidade do sono. Este fato se dá a partir das propriedades únicas e seus efeitos sobre o sistema nervoso.

Pessoa dormindo devido aos efeitos sedativos do chá de camomila

Melhora de desconfortos intestinais

Contrações involuntárias de músculos são denominadas de atividades espasmódicas. O chá de camomila apresenta, em suas propriedades, metabólitos secundários que auxiliam no melhoramento do desconforto gastrointestinal.

Especificamente, devido à presença de flavonoides que possuem a capacidade antiespasmódica e que atuam, diretamente, no melhoramento de quadros de desconforto intestinal.

Auxílio nos sintomas pré-menstruais

A cólica menstrual pode ser aliviada com o chá de camomila. As propriedades antiespasmódicas desta planta medicinal auxiliam no melhoramento do quadro de dores decorrentes da cólica.

Além deste aspecto, os efeitos sedativos também contribuem para o alívio dos sintomas pré-menstruais.

Prevenção de doenças e combate a radicais livre

Radicais livres são caracterizados como agentes que provocam atividades reativas no metabolismo do oxigênio e, por isso, podem interferir de maneira prejudicial à saúde humana e sua atividade celular.

Nosso organismo possui, basicamente, dois mecanismos de defesa neste desequilíbrio do metabolismo do oxigênio:

·      Atuação detoxificadora anterior à lesão

·      Reparação da lesão gerada

Um dos agentes que contribui para estes quadros é o Íon Ferro e sua ação aceleradora (catalítica) na formação de lesões.

A camomila reconhecidamente é uma poderosa aliada no combate de radicais livres devido a sua capacidade de redução férrica no plasma (FRAP).

Benefícios da camomila na pele

Devido às suas propriedades antioxidantes, um dos benefícios do chá de camomila é auxiliar no combate ao envelhecimento precoce, atuando no sequestro de radicais livres. Este aspecto interfere, diretamente, na qualidade e saúde da pele.

Matricaria recutita L. que dá origem aos benefícios do chá de camomila

Como utilizar a camomila

Saiba como utilizar a camomila, qual a sugestão de consumo diária e qual o melhor horário!

Qual é a sugestão de consumo

O consumo de 1 a 4 chás por dia é recomendado. Desse modo, você aproveitará todos os benefícios do chá de camomila de maneira saudável.

Como fazer o chá de camomila?

A receita do chá de camomila é semelhante a outras infusões. Confira a seguir o recomendado para uma porção de 200ml de água:

·      Ferva 200ml de água

·      Adicione 2g a 5g de camomila

·      Espere 10 a 15 minutos para diminuir a temperatura

Qual é o melhor horário para tomar o chá de camomila?

Tendo em vista as propriedades sedativas, miorrelaxantes e ansiolíticas do chá de camomila, recomenda-se o consumo no período noturno.

Contudo, caso identifique como necessário e avalie como benéfico os efeitos do chá sobre o sistema nervoso, não há contraindicação de uso no período diurno.

Chá de camomila: contraindicações

A camomila apresenta níveis de toxicidade baixos, não apresentando contraindicações amplas ou preocupantes.

No entanto, antes de consumir o chá de camomila é fundamental saber se você tem alguma sensibilidade às substâncias presentes na planta, evitando-se quadros de reação alérgica que demandam atenção médica.

Pode tomar o chá de camomila todos os dias?

Sim! Os benefícios do chá de camomila podem ser aproveitados todos os dias. Contudo, lembre-se da recomendação de, no máximo, quatro porções de 200ml diárias.

A Natureza Divina é especialista em ervas e plantas medicinais, compreendendo a saúde humana em sua integração física, mental e espiritual. Por isso, desenvolvemos um catálogo exclusivo de produtos 100% naturais.

Acesse nosso portal e explore todo o poder da camomila com a Natureza Divina!

Benefícios do chá de camomila. Pessoa oferecendo chá medicinal em meio à névoa

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre os benefícios do chá de camomila, uma erva medicinal de uso milenar e já compreendida pela ciência moderna como uma aliada no tratamento de diversos sintomas e quadros de saúde.

Os metabólitos secundários da camomila (Matricaria recutita L.) concedem a esta planta o potencial anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, assim como ansiolítico, relaxante e sedativo.

A Natureza Divina é especialista em plantas de poder, ervas medicinais e sistemas ancestrais de cuidado à saúde, tendo desenvolvido um catálogo exclusivo de produtos utilizados na cura e melhoramento da qualidade de vida das pessoas.

Acesse nosso portal exclusivo e explore todo o poder da camomila com a Natureza Divina!

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado