Precisa de ajuda ?

Aromaterapia para ansiedade: 8 óleos essenciais para conhecer

Aromaterapia para ansiedade, óleo essencial para relaxamento
Carregando... 78 visualização(s)

Aromaterapia para ansiedade: 8 óleos essenciais para conhecer

A aromaterapia para ansiedade é de conhecimento humano desde os livros sagrados da cultura Ayurveda há mais de 2000 mil anos a.C. No entanto, cada vez mais as ciências modernas têm comprovado seu potencial terapêutico.

Estudos comprovam a capacidade de óleos essenciais, como o de Lavanda, na redução de quadros de ansiedade. Aspecto que os mestres de sabedoria ancestral já conheciam e empregavam no tratamento por meio do extrato de plantas naturais.

Neste artigo exclusivo a Natureza Divina explica tudo sobre a aromaterapia para ansiedade, como é realizada e quais as propriedades curativas e terapêuticas e 8 óleos essenciais com potencial de relaxar, energizar ou, inclusive, fortalecer física e energeticamente o corpo humano.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é aromaterapia?

Aromaterapia consiste na arte e na sabedoria de manipulação e usos terapêutico de óleos essenciais extraídos de plantas naturais no combate e tratamento de inúmeros quadros de saúde no corpo humano.

Como técnica e terapêutica, existem relatos da aromaterapia para ansiedade, por exemplo, há mais de 2000 anos a.C nos livros dos Ayurvedas. Como se sabe, os tomos de sabedoria Ayurveda representam o conhecimento médico mais antigo que se tem notícia.

A complexidade de aromas e fragrâncias presentes na natureza é explorada pelo conhecimento terapêutico ancestral da aromaterapia, sendo comum a extração de óleos essenciais de plantas das famílias Lauraceae, Myrtaceae, Labiateae, Rutaceae e Umbeliferaceae.

Como a aromaterapia pode ajudar na ansiedade?

A ansiedade é um quadro de respostas a cenários, eventos ou situações de estresse ou perigo percebido. Isto é, o corpo humano processa a ansiedade como um mecanismo de alerta frente alguma situação vivida e experimentada.

No entanto, dada a complexidade dos modos de vida no mundo atual, o recurso natural e biológico do corpo humano de resposta ao período evolui de modo a considerar outros aspectos da vida comum.

Neste processo, a ansiedade expandiu-se de modo a contemplar vivências comuns que, no entanto, de maneira subjetiva despertam no indivíduo a sensação de perigo ou exposição ao estresse.

Tendo em vista este cenário, a aromaterapia para ansiedade tem por objetivo aliviar ou reduzir a resposta do corpo humano na exposição de algum evento que possa desencadear sentidos de perigo.

De fato, em estudo publicado na Acta Paulista de Enfermagem, testes foram conduzidos com óleos essenciais com objetivo de se verificar o potencial de diminuição de quadros de ansiedade em alunos do curso de Enfermagem, utilizando como parâmetro a escala do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE).

De acordo com o pesquisador responsável pelo estudo, após a exposição aos óleos essenciais durante 60 dias, observou-se a diminuição dos quadros de ansiedade devido à exposição contínua durante o período.

8 óleos essenciais para combater a ansiedade

Aromaterapia para ansiedade, óleo essencial com planta ao lado

 

Confira abaixo 8 óleos essenciais com capacidade de combater a ansiedade, promover o relaxamento ou estimular a energia vital.

1. Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de Lavanda apresenta um potencial sedativo, calmante, sendo alimpamento utilizado para quadros de insônia e ansiedade. Auxiliar no controle da hipertensão, reduzindo também o ritmo cardíaco.

2. Óleo Essencial de Bergamota

Extraído da casca da Citrus bergamia italiana, o óleo essencial de Bergamota é frequentemente utilizado no combate à depressão, assim como na insônia.

3. Óleo Essencial de Camomila

Recomenda-se o óleo essencial de Camomila no tratamento de quadros inflamatórios, como artrite, assim como em uso geral contra dores musculares, contusões e torcicolos. Apresenta capacidade de controle dos sinais de idade, assim como da acne e manchas na pele.

4. Óleo Essencial de Patchouli

O Patchouli, extraído das folhas da Pogostemon cablin nativa das ilhas das Filipinas, apresenta aroma amadeirado, possuindo propriedades adstringentes, cicatrizantes e afrodisíacas.

5. Óleo Essencial de Alecrim

Promovendo a fortificação e revitalização da energia do corpo, o óleo essencial de Alecrim é amplamente utilizado como estimulante mental e tônico contra o cansaço.

6. Óleo Essencial de Laranja Doce

Extraído da casca de laranjas orgânicas e livres de agrotóxicos, o óleo essencial de Laranja Doce possibilita o relaxamento, assim como recurso cosmético e perfumístico.

7. Óleo Essencial de Mandarina Verde

Agindo como um regulador dos processos metabólicos, o óleo essencial de Mandarina Verde possibilita o relaxamento, combatendo a depressão e ansiedade. Portanto, uma ótima opção na aromaterapia para ansiedade.

8. Óleo Essencial de Vetiver

Originário da Índia, o óleo essencial de Vetiver é extraído das raízes de Vetiveria zizanioides, uma planta com capacidade de estimulante sexual, apresentando uma longa tradição nas práticas tântricas.

Como usar a aromaterapia e os óleos essenciais?

A aromaterapia para ansiedade pode ser realizada durante todas as etapas de vigília ao longo do dia, assim como nos momentos de transição suave e calma para o sono profundo e revigorante.

Confira abaixo como usar os óleos essenciais em aromaterapia para ansiedade.

Uso matutino

No período da manhã recomenda-se utilizar de óleos essenciais que promovem a maior energização do corpo, promovendo ânimo e vigor ao início do dia.  Assim, logo pela manhã coloque seu colar aromático ou pingente difusor próximo ao corpo!

Uso vespertino

Pela tarde, necessitamos de aromas que permitam maior relaxamento dado as vivências e momentos passados ao longo do dia. Por isso, opte por óleos essenciais que promovam o relaxamento e tenham efeito calmante.  

Uso noturno

À noite o corpo necessita de estímulos para o relaxamento profundo e preparação para o estado de recuperação mental, física e energética possibilitada pelo sono. Desse modo, são recomendados aqueles óleos essenciais que induzem o descanso profundo.

Onde comprar os óleos essenciais?

A extração dos aromas com propriedades terapêuticas demanda conhecimentos que perpassam tanto a química e a farmacologia moderna quanto os saberes ancestrais dos mestres Ayurveda.

A Natureza Divina, especialista em plantas medicinais e aromaterapia, conta com um catálogo exclusivamente desenvolvido com os melhores óleos essenciais, fabricados com base na cultura e na ciência.

Confira nosso catálogo de produtos em aromaterapia!

Conclusão

Neste artigo exclusivo da Natureza Divina você aprendeu sobre a aromaterapia para ansiedade, uma prática e conhecimento médico ancestral descrito nos livros milenares em sânscrito da cultural Ayurveda.

Adotada como recurso terapêutico durante séculos, atualmente as ciências da saúde reconhecem os efeitos positivos e benéficos dos aromas no tratamento de quadros de ansiedade.

Como vimos, os óleos essenciais são extraídos de plantas diversas que apresentam a capacidade de acalmar, estimular ou, inclusive, fortificar o corpo humano a partir do contato com seus princípios ativos já mapeados.

A Natureza Divina é especialista e referência em aromaterapia, comercializando os melhores óleos essenciais. Acesse nosso portal de produtos e confira toda a nossa linha em aromaterapia.

 

Previous article:
Next article:
Posts relacionados
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado